Fiat Uno Turbo: 30 Anos do Primeiro Carro Nacional com Turbo de Fábrica
Em 1994, a Fiat marcou a história do setor automotivo brasileiro com o lançamento do Uno Turbo i.e., o primeiro carro nacional equipado com turbocompressor de fábrica.
Agora, em 2024, o modelo completa 30 anos e segue sendo uma raridade desejada por colecionadores e entusiastas.
Inovação à frente do tempo
O Fiat Uno Turbo chegou ao mercado com proposta ousada para a época: unir desempenho esportivo e praticidade urbana.
O motor 1.4 turbo, com 118 cv e injeção eletrônica, levava o compacto de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos — algo impressionante para os padrões da década de 1990.
Além do desempenho, o modelo trazia diferenciais como:
-
Rodas exclusivas aro 13,
-
Instrumentação completa com mostrador de pressão do turbo,
-
Visual esportivo com para-choques redesenhados, saias laterais e adesivos “Turbo”.
Um marco na indústria nacional
Produzido em Betim (MG), o Uno Turbo foi uma resposta direta à crescente demanda por carros esportivos acessíveis.
O modelo também consolidou a reputação da Fiat como montadora inovadora e conectada às tendências internacionais.
Mesmo com vida curta — sua produção foi encerrada em 1996 — o Uno Turbo deixou legado importante e ajudou a abrir caminho para outros modelos com proposta esportiva no Brasil.
Três décadas depois, o Uno Turbo continua sendo sinônimo de ousadia e inovação. Um verdadeiro ícone da indústria automotiva nacional! 🚗💨
FOTO: IA
LEIA TAMBÉM:
- Carros elétricos chineses e nova fronteira tecnológica: Brasil vira campo de disputa em 2025Carros elétricos chineses e nova fronteira tecnológica: Brasil vira campo de disputa em 2025 O primeiro semestre de 2025 deixou claro: o Brasil é…
- Mercado automotivo brasileiro em 2025: picapes e SUVs compactos dominam vendas em meio a cenário de ajustesMercado automotivo brasileiro em 2025: picapes e SUVs compactos dominam vendas em meio a cenário de ajustes O primeiro semestre de 2025 reforçou uma…
- BYD inicia montagem de carros elétricos na Bahia: quem ganha, quem perde?BYD inicia montagem de carros elétricos na Bahia: quem ganha, quem perde? A gigante chinesa BYD oficializou o início da montagem de veículos elétricos…
- SUV elétrico Xiaomi YU7 começa a ser entregue — mas fila de espera chega a 62 semanasSUV elétrico Xiaomi YU7 começa a ser entregue — mas fila de espera chega a 62 semanas A Xiaomi, que já domina celulares, smartwatches…
- Adeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismoAdeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismo Nos últimos dias, manchetes chamativas sobre a possível “falência” de gigantes…