DIVULGACAO 37

“Tok Stok encerra operações de lojas físicas e consolida modelo de varejo antiquado”

“Tok Stok encerra operações de lojas físicas e consolida modelo de varejo antiquado”

A Tok Stok, que esteve no mercado por quase 45 anos, enfrenta uma série de problemas que podem resultar no encerramento de suas operações no Brasil. A empresa, que foi protagonista no mercado como modelo de negócio destinado às classes B e C, teve 67 lojas em todo o país, mas deverá fechar o ano de 2023 com apenas 50 pontos de venda.

Entre os problemas enfrentados pela empresa estão ação de despejo de imóvel alugado, fechamento de lojas em vários estados, renúncia de executivos na diretoria e um pedido de decretação de falência apresentado por uma consultoria de serviços em tecnologia, cuja dívida chega aos R$ 3,8 milhões.

Durante a pandemia, a rede anunciou uma mudança no conceito de seus pontos de venda, com a ideia de vender em espaços físicos menores no caminho do consumidor para casa. No entanto, a demanda excepcional estimulada pelo isolamento social levou a empresa a armazenar um estoque fora do padrão, o que resultou em gargalos nas vendas quando a rotina pós-pandemia foi retomada e houve um aumento das vendas online por plataformas digitais e de importação da China.

Além disso, os clientes têm mudado seu comportamento, tornando mais difícil para as empresas de varejo manterem seus modelos de mega lojas com oferta de diferentes tipos de produtos. Os clientes desejam agilizar o processo de compra e, para isso, preferem pesquisar e realizar a compra online ou em lojas que possuam atendimento via WhatsApp.

A situação das Lojas Americanas também tem afetado os grandes varejistas, uma vez que, desde que a empresa anunciou um rombo de R$ 20 bilhões, os bancos têm se mostrado mais relutantes em conceder financiamentos a empresas do tipo.

Por fim, a Etna, que foi criada em 2004 para concorrer com a Tok Stok, também enfrentou problemas e fechou as portas de vez em abril de 2022. A rede, que chegou a ter 18 lojas, justificou o fechamento com a queda de vendas em relação aos anos anteriores e a concorrência digital. A empresa chegou a fazer um saldo de até 90% de desconto, mas não conseguiu se manter no mercado.

Foto: internet

Anúncios

ACESSE PRINCIPAIS EMPRESAS DE DIVINÓPOLIS:  AQUI

Anúncios

VEJA TAMBÉM: 

Anúncios

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − um =