Preços de eletrônicos caem 3,6% em 2024, apesar da alta do dólar
Os preços de eletroeletrônicos no e-commerce brasileiro registraram uma queda de 3,6% em 2024, de acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé, divulgado nesta terça-feira (21).
Apesar dessa redução, especialistas alertam que a pressão cambial pode reverter essa tendência já no primeiro semestre de 2025.
A pesquisa destacou que, no mês de dezembro, o indicador mostrou um aumento pontual nos preços, reflexo das promoções de Black Friday e das vendas de Natal.
Ainda assim, o balanço anual foi de queda.
Efeito do dólar no setor
A desvalorização de 3,6% nos preços dos eletrônicos em 2024 ocorreu mesmo com o impacto do dólar, que teve uma valorização de 23,7% no acumulado do ano anterior, sendo negociado a R$ 6,18.
Segundo Sérgio Crispim, pesquisador da Fipe, a pressão cambial deve afetar o setor de forma mais intensa em 2025.
“O que observamos no setor, globalmente e no Brasil, é uma queda contínua nos preços.
No entanto, a taxa de queda anual do índice tem diminuído significativamente devido à influência do câmbio.
Se essa tendência continuar, existe a possibilidade de a variação anual ficar positiva ainda no primeiro semestre de 2025”, explica Crispim.
Maiores quedas por segmento
Os grupos de produtos que mais registraram quedas nos preços em 2024 foram:
-
Celulares: -5,4%;
-
Eletroportáteis: -4,3%;
-
Vídeo e áudio: -5,1%.
Apesar das reduções, o cenário para 2025 segue incerto devido à influência do câmbio na formação dos preços, que pode causar um aumento ainda no primeiro semestre.
Conclusão
Os consumidores brasileiros aproveitaram um ano de queda nos preços dos eletrônicos, mas a influência cambial lança preocupações para 2025.
Fique atento às promoções e acompanhe as previsões de mercado para fazer boas escolhas na hora da compra.
Foto: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Governo edita nova MP para tentar frear aumento da conta de luz — entenda o que mudaGoverno edita nova MP para tentar frear aumento da conta de luz — entenda o que muda Na…
- Mercado automotivo brasileiro em 2025: picapes e SUVs compactos dominam vendas em meio a cenário de ajustesMercado automotivo brasileiro em 2025: picapes e SUVs compactos dominam vendas em meio a cenário de ajustes O…
- Tarifas de Trump (ou de quem vier depois): o Brasil vai pagar essa conta?Tarifas de Trump (ou de quem vier depois): o Brasil vai pagar essa conta? Em pleno 2025, o…
- TV 3.0 no Brasil: a velha televisão tenta renascer antes da Copa de 2026TV 3.0 no Brasil: a velha televisão tenta renascer antes da Copa de 2026 Enquanto muita gente já…
- BYD inicia montagem de carros elétricos na Bahia: quem ganha, quem perde?BYD inicia montagem de carros elétricos na Bahia: quem ganha, quem perde? A gigante chinesa BYD oficializou o…