DIVULGACAO 37 6

“Fechamento de fábricas da Volkswagen, Peugeot e Citroën faz produção de veículos em fevereiro atingir menor nível em 7 anos”

“Fechamento de fábricas da Volkswagen, Peugeot e Citroën faz produção de veículos em fevereiro atingir menor nível em 7 anos”

“Anfavea divulga balanço da produção mensal das montadoras nesta segunda-feira, 6”

A indústria automotiva enfrentou uma queda na produção em fevereiro, registrando o menor número de montagens para o mês dos últimos sete anos. Segundo dados divulgados, foram montados 161,2 mil veículos, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, representando uma queda de 2,9% em relação a fevereiro do ano passado.

Apesar disso, houve um aumento de 5,6% em relação a janeiro, mesmo com um calendário mais curto. Essa é a menor produção para o mês de fevereiro desde 2016, quando foram montados 144,3 mil veículos. A queda na produção ocorre em meio a sinais de esfriamento do consumo no setor.

O setor automotivo registrou em fevereiro a menor produção dos últimos sete anos, com a fabricação de 161,2 mil veículos, uma queda de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a Anfavea, a paralisação de fábricas da Volkswagen e das marcas francesas Peugeot e Citroën e as férias coletivas na unidade da General Motors que produz o Onix contribuíram para a queda na produção.

Embora o abastecimento de peças esteja melhorando, a desaceleração da demanda no Brasil e em mercados internacionais têm impactado negativamente o setor, que registrou as vendas mais baixas de fevereiro em 17 anos. No entanto, a produção acumulada no primeiro bimestre ainda apresenta uma leve alta de 0,8%, com 313,8 mil veículos montados entre janeiro e fevereiro.

O balanço divulgado pela Anfavea, a associação que representa as montadoras, indica que houve uma queda de 1,8% nas vendas de veículos em fevereiro de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a janeiro deste ano, houve uma queda ainda maior, de 9%.

O mês de fevereiro também registrou a produção mais baixa dos últimos sete anos, com 161,2 mil veículos montados. Apesar de ainda haver uma ligeira alta de 0,8% na produção acumulada no primeiro bimestre, a desaceleração da demanda em mercados atendidos no exterior tem colocado um freio no setor automotivo.

As exportações caíram 17,2% em comparação com fevereiro de 2022, e o acumulado do primeiro bimestre também registrou uma queda de 2,6%. Por outro lado, o balanço aponta a criação de 99 vagas de trabalho nas montadoras em fevereiro.

Foto: Internet

 

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 3 =