“Fechamento de fábricas da Volkswagen, Peugeot e Citroën faz produção de veículos em fevereiro atingir menor nível em 7 anos”
“Anfavea divulga balanço da produção mensal das montadoras nesta segunda-feira, 6”
A indústria automotiva enfrentou uma queda na produção em fevereiro, registrando o menor número de montagens para o mês dos últimos sete anos. Segundo dados divulgados, foram montados 161,2 mil veículos, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, representando uma queda de 2,9% em relação a fevereiro do ano passado.
Apesar disso, houve um aumento de 5,6% em relação a janeiro, mesmo com um calendário mais curto. Essa é a menor produção para o mês de fevereiro desde 2016, quando foram montados 144,3 mil veículos. A queda na produção ocorre em meio a sinais de esfriamento do consumo no setor.
O setor automotivo registrou em fevereiro a menor produção dos últimos sete anos, com a fabricação de 161,2 mil veículos, uma queda de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a Anfavea, a paralisação de fábricas da Volkswagen e das marcas francesas Peugeot e Citroën e as férias coletivas na unidade da General Motors que produz o Onix contribuíram para a queda na produção.
Embora o abastecimento de peças esteja melhorando, a desaceleração da demanda no Brasil e em mercados internacionais têm impactado negativamente o setor, que registrou as vendas mais baixas de fevereiro em 17 anos. No entanto, a produção acumulada no primeiro bimestre ainda apresenta uma leve alta de 0,8%, com 313,8 mil veículos montados entre janeiro e fevereiro.
O balanço divulgado pela Anfavea, a associação que representa as montadoras, indica que houve uma queda de 1,8% nas vendas de veículos em fevereiro de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a janeiro deste ano, houve uma queda ainda maior, de 9%.
O mês de fevereiro também registrou a produção mais baixa dos últimos sete anos, com 161,2 mil veículos montados. Apesar de ainda haver uma ligeira alta de 0,8% na produção acumulada no primeiro bimestre, a desaceleração da demanda em mercados atendidos no exterior tem colocado um freio no setor automotivo.
As exportações caíram 17,2% em comparação com fevereiro de 2022, e o acumulado do primeiro bimestre também registrou uma queda de 2,6%. Por outro lado, o balanço aponta a criação de 99 vagas de trabalho nas montadoras em fevereiro.
Foto: Internet









- Adeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismoAdeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismo Nos últimos dias, manchetes chamativas sobre a…
- Bolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decolaBolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decola No dia 4 de julho de 2025, o…
- V8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10 mil pedidos em 24 horasV8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10 mil pedidos em 24 horas Enquanto muitas montadoras anunciam híbridos…
- Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo 38 mil empregos até 2029Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo 38 mil empregos até 2029 Nesta quinta-feira, 3 de julho…