EMPRESAS EM DIVINÓPOLIS NÃO CUMPREM LEI QUE TRATA DE CABOS SOLTOS NAS RUAS
A Prefeitura de Divinópolis tem recebido diversas informações através de redes sociais sobre dois acidentes envolvendo fios soltos, um na região do alto São Vicente e outro na rua Castro Alves. Devido a isso, vem a público esclarecer que, infelizmente, tem sido comum este tipo de acidente na cidade e, por mais que exista a Lei nº 8493/2018, ela não está sendo cumprida.
A referida lei foi originada de um Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal de nº CM 028/2018, que tem como autores a ex-vereadora Janete Aparecida, que hoje é vice-prefeita e secretária de Governo e do vereador reeleito Ademir Silva.
O objetivo da lei é fazer com que prestadores de serviços de energia, telefonia, TV e internet, dentre outros, façam reparos, trocas, e substituições de cabos danificados para evitar acidentes.
A Prefeitura esclarece que fiscalizar, regulamentar, alinhar e retirar dos postes os fios e cabos inutilizados é obrigação da concessionária e das demais empresas que utilizam os postes como suporte para cabeamentos.
Para fazer valer a Lei nº 8493/2018, o município, por várias vezes tentou conversar, se reunir, com a empresa, pois a mesma não estão arcando com o dever, mas não teve nenhum tipo de resposta para solucionar o problema. Portanto, a Prefeitura irá convocar todas as empresas que prestam serviço na cidade utilizando os postes, e Prefeitura também informa que entrará com uma representação no Ministério Público para que sejam tomadas todas as providências cabíveis, uma vez que este fato coloca em risco a vida de todos os munícipes.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio de uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans), ressalta que a responsabilidade pela fiscalização relacionada à fiação em posteamento público é da concessionária estadual de energia elétrica, e que denúncias de fiação baixa podem ser feitas à Cemig pelo telefone 116.
Mas, para garantir a segurança viária de todos que passam por locais em que os fios estão soltos, a equipe efetua o corte do cabeamento e a recolha do material a ser destinado ao descarte controlado. Em casos emergenciais que necessitem de sinalização ou intervenção rápida, a Settrans pode ser acionada pelo telefone 153 ou 3229-6627.
FOTO/FONTE: SITE PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS
- Adeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismoAdeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por…
- Bolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decolaBolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda…
- V8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10 mil pedidos em 24 horasV8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10…
- Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo 38 mil empregos até 2029Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo…