“Volkswagen e Mercedes-Benz suspendem quase mil funcionários no Brasil devido à crise”
A Volkswagen anunciou que colocará 800 trabalhadores de sua fábrica em Taubaté, no interior de São Paulo, em layoff (suspensão temporária de contrato).
A medida, que terá início em 1º de agosto, afetará um turno de produção e tem previsão de durar dois meses, podendo se estender por até cinco meses, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau).
A montadora justificou que o layoff é uma ferramenta de flexibilização prevista em acordo coletivo firmado entre o sindicato e os colaboradores da Volkswagen.
A suspensão temporária dos contratos tem como objetivo adequar o volume de produção ao atual cenário do mercado, que tem enfrentado desafios decorrentes da taxa de juros alta, a Selic, que impacta negativamente as vendas de carros novos, já que grande parte dessas vendas é feita por meio de financiamento.
Além da Volkswagen, a Mercedes-Benz também está estendendo o layoff para os trabalhadores de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), especialmente na produção de caminhões e agregados, em resposta ao atual nível de demanda de veículos comerciais no mercado brasileiro.
A montadora informou que a produção não está totalmente parada e que estão operando com ajustes nos volumes e um turno de produção.
Essas medidas refletem as dificuldades enfrentadas pela indústria automobilística no Brasil, que busca se adequar às condições econômicas adversas e ao cenário desafiador do mercado.
Foto: internet
LEIA TAMBÉM:
- Adeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismoAdeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismo Nos últimos dias,…
- Bolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decolaBolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decola No dia 4 de…
- V8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10 mil pedidos em 24 horasV8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10 mil pedidos em 24 horas Enquanto…
- Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo 38 mil empregos até 2029Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo 38 mil empregos até 2029 Nesta…
Anúncios