Lançado em setembro do ano passado na Europa, o SUV elétrico Volkswagen ID.4 chegou em janeiro aos mercados da América do Norte e está cotado também para vir ao Brasil, como parte do plano da fabricante alemã de lançar cinco novos modelos eletrificados no país até 2023.
Com 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,61 m de altura, o Volkswagen ID.4 é um SUV médio para cinco passageiros, pouco menor do que o VW Taos, que virá da Argentina para o Brasil a partir de maio . Com entre-eixos de 2,77 m, o utilitário elétrico feito na Alemanha e na China fica posicionado entre o Taos (2,68 m) e o Tiguan Allspace (2,79 m).
Inicialmente disponível apenas na variação de um motor e 204 cv e capaz de rodar até 522 km com uma carga, o SUV é feito sobre a nova plataforma modular MEB, base exclusiva para os elétricos do Grupo Volkswagen e que fez a sua estreia no hatch médio ID.3, lançado em 2019, e futuramente será empregada também na futura Kombi elétrica , modelo que será uma versão de produção do conceito ID. Buzz. Confira abaixo algumas curiosidades sobre o ID.4.
1 – Porta-objetos configurável
O console central do ID.4 conta com porta-objetos configuráveis, que podem ser transformados em porta-copos ou em espaço para… objetos.
Para isso, a Volkswagen oferece no veículo divisórias que podem ser usadas para criar compartimentos na área de armazenagem próxima ao carregador de celular por indução.
2 – Porta-malas ajustável
O ID.4 também traz em seu compartimento de bagagens o piso com altura ajustável, algo que no Brasil também está disponível nos modelos Up, Virtus, Polo e T-Cross.
De acordo com a Volkswagen, o porta-malas do SUV elétrico tem capacidade para até 543 litros. Ou 45 litros a mais do que no Taos.
3 – Painel montado na coluna de direção
A Volkswagen parece ter se inspirado nos Mini Cooper para projetar o quadro de instrumentos do ID.4. O conjunto digital é instalado diretamente sobre a coluna de direção.
O resultado disso é que o conjunto se move junto com o volante, permitindo a visualização completa dos mostradores em qualquer configuração de ajuste da direção.
4 – ID Light
O ID.4 conta em seu interior com o ID. Light , uma faixa de LEDs posicionada na base do para-brisa que é uma maneira visual do veículo se comunicar com o motorista.
A faixa muda de cor, por exemplo, para avisar sobre ligações no smartphone do motorista, dar alertas de navegação ou avisar sobre o status do carro.
5 – Sem botão de partida
Abrir a porta do veículo sem tirar a chave do bolso não é exatamente uma novidade. Mas além dessa característica já bastante comum, o SUV elétrico da Volkswagen não conta com um botão de partida.
Para ligar o Volkswagen ID.4 , basta pisar no pedal do freio e engatar uma marcha. Para desligar, basta estacionar o veículo e colocar a transmissão em “P”.
Fonte: iG