Ram Rampage Híbrida Flex: Lançamento Estudado para o Final da Década
A Stellantis está considerando a eletrificação da Ram Rampage, sua picape intermediária, que atualmente utiliza o motor 2.0 turbo também presente em outros modelos híbridos plug-in da empresa, como o Jeep Grand Cherokee.
Embora o CEO da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, tenha declarado em maio que não há planos imediatos para versões híbridas das picapes produzidas em Goiana (PE), a empresa estuda opções para eletrificar a Rampage em médio prazo, com previsão de lançamento para o final da década.
Normas de Emissões e Planejamento
Durante uma expedição da Rampage na Argentina, Vitor Bohnenberger, diretor da Ram, afirmou que a marca está avaliando opções híbridas não apenas para aumentar a oferta ao público, mas também para atender às futuras normas de emissões do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve).
A oitava fase do programa, Proconve L8, possui um cronograma diferenciado para veículos comerciais, com metas menos rígidas.
Por exemplo, a meta de emissões médias de 50 mg/km por fabricante, que entra em vigor em janeiro de 2025 para automóveis, só será exigida em 2029 para comerciais leves, como a Rampage.
Tecnologia e Desafios
Apesar do motor 2.0 turbo a gasolina não estar contemplado no programa Bio-Hybrid da Stellantis, ele já possui variantes híbridas plug-in usadas em outros modelos, como o Jeep Grand Cherokee 4xe e o Wrangler 4xe nos Estados Unidos.
Esses veículos utilizam um sistema híbrido com o motor 2.0 turbo de 272 cv e um motor elétrico de 136 cv, totalizando 380 cv e 65 kgfm de torque.
No entanto, a plataforma da Rampage é diferente da utilizada pelo Grand Cherokee, o que exigiria investimentos significativos para adaptação.
Bohnenberger mencionou a possibilidade de um conjunto micro-híbrido de 48 volts para a Rampage, mas o desenvolvimento dessa aplicação inédita também demandaria um investimento considerável.
Futuro Híbrido e Flex
É provável que a Rampage só se torne híbrida em uma geração futura, possivelmente compartilhando a nova plataforma STLA Medium com o Compass, que deve chegar em 2027 com uma opção plug-in. A chegada da versão híbrida da picape deve ocorrer mais para o final da década.
Enquanto isso, a principal mudança esperada na motorização da geração atual da Rampage é a adoção da tecnologia flex no motor 2.0 turbo Hurricane. Isso poderia resultar em uma tributação mais baixa no programa Mover.
Caso a demanda seja positiva, a Stellantis poderia transformar esse propulsor em flex, uma vez que 45% das vendas atuais da picape são com esse motor.
FOTO: INTERNET
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