Primeira presidente mulher da história da Acid

Primeira presidente mulher da história da Acid fala sobre os desafios do empreendedorismo em Divinópolis

 

 Alexandra Galvão assumiu o cargo na Associação Comercial Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis (Acid), em julho de 2020.

Nesta segunda-feira (8) se comemora o Dia Internacional da Mulher, a data tem o objetivo de reforçar a luta feminina por direitos iguais na sociedade. Sobre este assunto, o G1 conversou com a empresária Alexandra Galvão, eleita a primeira presidente mulher da Associação Comercial Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis (Acid).

Em 69 anos de história da Acid, Alexandra é a primeira mulher eleita a ocupar cargo na presidência. Ela está a frente da instituição desde junho de 2020. Ao G1 a empresária falou sobre desafios de liderar a entidade e também, sobre o crescimento da mão de obra feminina no mercado de trabalho.

Reconhecimento

Para Alexandra, representar uma entidade de grande porte como a Acid é gratificante e marca um processo de reconhecimento da valorização do trabalho da mulher. Antes de assumir a Associação, Alexandra atuou na Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CLD).

Na CDL, ela também foi destaque por ser a primeira mulher a ocupar um cargo na presidência.

 

“Foi um processo natural. É motivador, inspirador, a gente mostrar que existem mulheres que estão a frente também da representatividade de segmentos. Então, isso me orgulha muito, estar a frente deste pioneirismo. Fui a primeira mulher na presidência da CDL, estou como primeira mulher na diretoria da Acid. Essa participação da mulher nas pautas do desenvolvimento é um propósito meu”, destacou.

Desafios

Segundo Alexandra, não há uma fórmula que solucione problemas. Mas, para lidar com as questões do dia no ambiente de trabalho, ela conta que todas as decisões são tomadas levando em conta a razão e o coração.

 

“Eu tento fazer sempre o melhor! Sempre penso nas formas que aquilo pode ser feito, mas é importante sempre nos colocarmos verdadeiramente naquela situação que está ali para ser resolvida. Quando tomamos uma decisão, colocamos a mente e o coração para trabalhar juntos”, afirma.

 

A empresária disse ainda que que “desafios sempre existirão”, e isso a motiva a sempre buscar novas conquistas.

Conselho da Mulher

A Acid tem o Conselho da Mulher Empreendedora, que visa promover o desenvolvimento da mulher dentro do mercado como uma forma produtiva reconhecida e potencial liderança.

“Trouxemos a iniciativa da Federaminas que dentro da própria rede tem a Federaminas Mulher, onde se trabalha toda a questão do empreendedorismo feminino. Sabemos que temos força para chegarmos onde quiser, e isso é bom e necessário. Vemos hoje vários segmentos onde mulheres estão liderando. Temos a presença da mulher cada vez mais forte no comércio, nas indústrias. Esse conjunto, faz com que nossa sociedade reconheça cada vez mais o nosso papel no empreendedorismo”, explicou Alexandra.

As conselheiras que compõe o Conselho da Mulher são empresárias e, ou profissionais liberais que desenvolvem alguma atividade na área empresarial e tem alguma atuação de liderança na comunidade. São elas:

 

  • Sandra Maria Teodora Amaral
  • Ana Paula Milagre
  • Maria Gorete Batista dos Santos
  • Denize Fonseca Santos Lara
  • Danielly Ribeiro Souza Gomes
  • Fátima Campos da Cunha Gonçalves
  • Iraíde Aparecida de Araújo
  • Leila Rodrigues

 

 

“Gostaria de falar para todas as mulheres que nós podemos, nós conseguimos! É importante, enquanto seres humanos, sabermos que a adversidade de pensamentos contribuem para o crescimento da nossa cidade, dos nossos ambientes de negócios e do nosso ambiente familiar”, concluiu Alexandra.

Perfil

Alexandra Elisa Galvão Barros é graduada em Ciências Contábeis e sócia-proprietária da uma empresa de locação e venda de máquinas e equipamentos para construção civil e indústria.

Atuou como diretora de promoções e eventos na Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), nas gestões 2011-2013 e 2014-2016.

Assumiu a presidência da CDL no triênio 2017-2019. Ele também atuou como Conselheira Fiscal na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG).

FONTE: Mariana Gonçalves/G1

FOTO:  Acid//Divulgação

Dê sua avaliação a este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 13 =