Indústria de Pneus Brasileira Superfatura Insumos para Justificar Alta de Impostos, Afirma Consultoria
Um novo estudo da consultoria global Charles River Associates (CRA) revela que a indústria de pneus no Brasil está superfaturando os preços dos insumos importados, com o objetivo de justificar o pedido de aumento do Imposto de Importação.
Segundo a análise, os fabricantes nacionais elevam artificialmente os valores de matérias-primas, como negro de fumo e borracha de estireno-butadieno (SBR), em até 46%.
Esse movimento visa pressionar o governo a aumentar as tarifas de importação para 35%, o que afeta diretamente os consumidores e caminhoneiros, que já enfrentam preços elevados.
O aumento da sobretaxa sobre pneus importados de 16% para 25%, anunciado pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), e a elevação do imposto sobre produtos químicos essenciais, como o negro de fumo, para 20%, são exemplos dessa pressão.
A CRA alerta que o preço médio das matérias-primas usadas na produção nacional é semelhante ao custo de pneus importados, desmentindo as alegações da indústria de que competem com produtos vendidos abaixo do valor.
Especialistas apontam que essa prática prejudica o mercado e pode ser um fator de inflação no setor de transporte e logística, impactando o custo de vida no Brasil.
Além disso, associações de importadores criticam a posição da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que defende a elevação dos impostos.
O relatório da CRA levanta um ponto crucial: é necessário que o governo analise os custos das indústrias nacionais antes de tomar decisões que possam afetar todo o setor de comércio e transporte no país.
Esse tema merece atenção, pois reflete questões maiores de competitividade e transparência na economia brasileira, especialmente em setores estratégicos como o de transporte.
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Brasil entra no top 10 mundial de vendas do Porsche 911Brasil entra no top 10 mundial de vendas do Porsche 911 Em 2024, o Brasil emplacou 1.474 unidades do esportivo…
- CNH Social: habilitação 100% gratuita para baixa renda a partir de 12 de agosto de 2025CNH Social: habilitação 100% gratuita para baixa renda a partir de 12 de agosto de 2025 A Lei nº 15.153,…
- Chevrolet Captiva Elétrico estreia no Brasil!Chevrolet Captiva Elétrico estreia no Brasil! A grande novidade que domina debates é o lançamento do novo Chevrolet Captiva totalmente…
- O Brasil: Entre juros altos, avanço tecnológico e carros elétricosO Brasil: Entre juros altos, avanço tecnológico e carros elétricos Enquanto o mundo se transforma rapidamente, o Brasil vive um…
- Carros elétricos chineses e nova fronteira tecnológica: Brasil vira campo de disputa em 2025Carros elétricos chineses e nova fronteira tecnológica: Brasil vira campo de disputa em 2025 O primeiro semestre de 2025 deixou…