Fiat Pulse e Fastback Híbridos

Fiat Pulse e Fastback Híbridos: Novas Versões Audace e Impetus Chegam em 2024

Fiat Pulse e Fastback Híbridos: Novas Versões Audace e Impetus Chegam em 2024

A Fiat está prestes a introduzir as versões híbridas dos modelos Pulse e Fastback no mercado brasileiro, com lançamento programado para este ano.

As novas configurações, denominadas Audace e Impetus, podem receber o sufixo “Hybrid” para destacar a tecnologia de propulsão híbrida. As versões disponíveis serão:

  • Fiat Pulse Audace Hybrid
  • Fiat Pulse Impetus Hybrid
  • Fiat Fastback Audace Hybrid
  • Fiat Fastback Impetus Hybrid

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Tecnologia e Adaptações

A Stellantis, controladora da Fiat, decidiu incorporar o sistema micro-híbrido leve (MHEV) de 12 V exclusivamente nas versões mais sofisticadas desses modelos, mantendo as opções de entrada inalteradas.

Esse sistema é uma versão aprimorada do que já equipa o Fiat Panda 1.0 Firefly na Europa, embora lá esteja acoplado a um câmbio manual.

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No caso dos novos Pulse e Fastback, o sistema MHEV é associado ao motor Turbo Flex 200 e a uma transmissão CVT.

A engenharia da Stellantis precisou realizar adaptações significativas para que o sistema funcionasse com o conjunto T200 Flex.

Entre as modificações estão a instalação de um novo alternador, a substituição de cabos elétricos e outros componentes.

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A bateria do sistema híbrido será posicionada no porta-malas ou sob o banco traseiro.

Além disso, a montadora já estuda expandir o uso do sistema micro-híbrido para o motor Turbo Flex 270, combinado com câmbio automático de seis velocidades.

Funcionamento do Sistema MHEV

O sistema MHEV (Belt Starter Generator) substitui o alternador tradicional e o motor de partida, funcionando como um dispositivo multifuncional que fornece tanto energia elétrica quanto mecânica.

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Ele é capaz de garantir um torque adicional, alimentar a bateria de 12 V e contribuir para uma redução significativa no consumo de combustível.

Com potência de até 3 kW, o sistema BSG também auxilia na redução das emissões de poluentes, em linha com as exigências da próxima fase do Proconve L8.

Outro aspecto importante é que o propulsor elétrico tem a função de aquecer o catalisador sem depender do motor a combustão, o que contribui para uma maior eficiência ambiental.

Embora a potência e o torque do motor Turbo Flex 200 permaneçam os mesmos, o sistema híbrido pode proporcionar melhorias de desempenho, especialmente no contexto da tecnologia Bio-Hybrid.

FOTO: INTERNET

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