Diesel e gasolina caem mais uma vez: para quanto foi?
Confira o preço do diesel e da gasolina e saiba quais são os fatores que têm influência sobre o preço desses combustíveis no Brasil.
Uma pesquisa recente da ANP (Agência Nacional do Petróleo) mostrou que os preços da gasolina e do diesel sofreram queda nos postos de combustíveis. De acordo com o órgão, o preço médio do litro da gasolina chegou a R$ 5,25 na média nacional de 21 a 27 de agosto.
Já nesta semana, o preço médio da gasolina caiu de R$ 5,25 para 5,17, ou seja, um recuo de 1,52%. No caso do diesel, houve uma redução de 0,43%, isto é, o combustível foi de R$ 6,93 para R$ 6,90 nas duas últimas semanas.
Por que o preço do diesel e da gasolina caíram?
De acordo com o sócio-diretor do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), Pedro Rodrigues, as variáveis que influenciam o preço da gasolina são a taxa de câmbio e o preço do barril de petróleo no mercado internacional. Essas situações ocorrem porque o combustível é cotado em dólares.
Desse modo, esses são os principais fatores que influenciam o valor do diesel e da gasolina no Brasil. Além disso, tais fatores são o motivo pelo qual a Petrobras anunciou uma nova redução.
Vale destacar que na última terça-feira (30), os preços do petróleo caíram quase US$ 6 dólares por barril. Essa queda significa um declínio maior em cerca de um mês. Assim, em nota, a Petrobras declarou que a redução do preço da gasolina nas refinarias acompanha essa tendência.
“Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, afirmou a estatal.
Quais são os outros fatores que influenciam o preço dos combustíveis?
Isso porque a política de tributos no Brasil, somada ao real em valorização frente ao dólar, faz com que o preço caia mais no Brasil do que nos demais países do mundo.
“Além de ter a queda no preço do global do petróleo, o Brasil aplicou uma política que reduziu ainda mais a alíquota tributária, reduzindo também o preço final dos combustíveis. Por isso que, em termos percentuais, o preço por aqui caiu mais que em outros países”, destacou o sócio-diretor do CBIE.
Mas o que mudou na política tributária brasileira?
Primeiramente, no final do mês de julho passou a valer a legislação que limita as alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos). Essa lei incide sobre os itens considerados essenciais, isto é, combustíveis, transporte coletivo, gás natural, comunicações e energia elétrica.
Assim, com a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), a proposta determina que os estados limitem a cobrança desse tributo, que é estadual, à alíquota mínima de cada estado, que varia entre 17% e 18%. Além disso, o governo também zerou as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins, dois tributos federais, para os combustíveis.
Portanto, pode-se dizer, de acordo com Alexandre Andrade, analista da IFI (Instituição fiscal Independente), que do ponto de vista tributário esses foram os fatores que mais tiveram impacto sobre o preço dos combustíveis.
Foto: INTERNET
- Adeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismoAdeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismo Nos últimos dias, manchetes chamativas sobre a possível…
- Bolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decolaBolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decola No dia 4 de julho de 2025, o Brasil…
- V8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10 mil pedidos em 24 horasV8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10 mil pedidos em 24 horas Enquanto muitas montadoras anunciam híbridos e…
- Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo 38 mil empregos até 2029Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo 38 mil empregos até 2029 Nesta quinta-feira, 3 de julho de…