Demanda por Carne Bovina Deve Ser Menor em 2025
Com o aumento dos preços da proteína, a população brasileira tende a ajustar seu orçamento, optando por carnes mais acessíveis.
Em 2025, apesar da manutenção dos investimentos na pecuária brasileira, o crescimento da oferta de animais para abate e da carne, bem como a demanda, deve ser inferior aos índices registrados em 2024.
As projeções foram divulgadas nesta sexta-feira (3) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP).
Cenário Doméstico e Internacional
A economia brasileira em 2025 deve apresentar um poder de compra mais restrito, refletindo em menores volumes de consumo de carne bovina.
No cenário externo, o ritmo de crescimento das exportações também deve desacelerar, mesmo com a possibilidade de abertura de novos mercados.
O câmbio deve influenciar ainda mais os custos de produção, especialmente devido à disparada do dólar no final de 2024, que impacta diretamente insumos essenciais para o setor.
Mercados Internacionais
A China continuará sendo o principal destino da carne bovina brasileira, seguida pelos Estados Unidos, Emirados Árabes e Chile.
Nos EUA, a demanda deve permanecer elevada, dado que a recuperação do rebanho interno ainda está em andamento.
Para o Oriente Médio e o Chile, há perspectivas de crescimento nas taxas de importação.
Produção Pecuária
Mesmo com as dificuldades previstas, a produção nas propriedades pecuárias deve se manter firme, ainda que com avanços mais modestos em relação a 2024.
Dados do IBGE apontaram, até setembro de 2024, um aumento de 19% no número de animais abatidos.
Consumo e Tendências
O cenário indica que a população brasileira continuará buscando alternativas mais econômicas, o que pode favorecer o consumo de carnes de menor custo.
Essa mudança de comportamento, aliada às incertezas no mercado internacional, compõe um panorama desafiador para o setor de carne bovina em 2025.
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Google não terá de vender Chrome, mas vai enviar dados a concorrentesGoogle não terá de vender Chrome, mas vai enviar dados a concorrentes Decisão nos EUA evita desmembramento, mas impõe medidas inéditas de…
- Crise na Europa: Tesla despenca 40% enquanto BYD dispara 200%Crise na Europa: Tesla despenca 40% enquanto BYD dispara 200% A indústria automotiva global vive uma reviravolta. Os dados mais recentes de…
- Fim de uma era: “Taxa da blusinha” afeta americanos e comércio globalFim de uma era: “Taxa da blusinha” afeta americanos e comércio global A partir desta sexta-feira (29), os Estados Unidos encerram a…
- Hyundai Kona: o SUV que antecipa o futuro do HB20 e do próximo SUV popular da marcaHyundai Kona: o SUV que antecipa o futuro do HB20 e do próximo SUV popular da marca A Hyundai está dando passos…
- Instalação de Som Ambiente em BH: qualidade e conforto para sua casa ou empresaInstalação de Som Ambiente em BH: qualidade e conforto para sua casa ou empresa A busca por instalação de som ambiente BH…