Anvisa proíbe produção e comercialização de alimentos da marca Fugini.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a produção, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo. A medida preventiva foi tomada após a realização de uma inspeção sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação, relacionadas à higiene, controle de qualidade, segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem afetar a qualidade e segurança dos produtos finais, segundo a Anvisa.
A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais. A suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só será possível quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.
Além disso, a Anvisa também fará o recolhimento de lotes de maionese que foram produzidos com matéria-prima vencida. Segundo a agência, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, e sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. O objetivo do recolhimento é retirar do mercado produtos que possam representar risco à saúde do consumidor.
Boas Práticas de Fabricação
Isso mesmo! As boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos pelas empresas fabricantes de alimentos, visando garantir a qualidade sanitária desses produtos. Elas englobam uma série de regras relacionadas à fabricação de um alimento e incluem desde as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final.
Essas práticas também abrangem questões como a saúde e capacitação dos trabalhadores, o controle de pragas, o armazenamento adequado dos alimentos, o transporte seguro e a documentação correta, entre outros aspectos. Seguir essas práticas é fundamental para garantir a segurança alimentar dos consumidores e prevenir a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos.
Outro lado
A empresa Fugini se manifestou sobre a suspensão da fabricação e venda de seus alimentos pela Anvisa, por meio de suas redes sociais. Em nota, a empresa afirmou que a fábrica vistoriada já fez as alterações necessárias nos processos e procedimentos internos indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Fugini reforçou seu compromisso com a transparência e respeito aos consumidores, informando que não há nenhum lote com recall e que a comercialização e consumo de seus produtos seguem normalmente nos pontos de venda do varejo. A empresa também destacou que está empenhada em manter a qualidade e segurança de seus alimentos, seguindo todas as boas práticas de fabricação exigidas pelos órgãos reguladores.
Foto: Internet









- BYD inicia montagem de carros elétricos na Bahia: quem ganha, quem perde?BYD inicia montagem de carros elétricos na Bahia: quem ganha, quem perde? A gigante chinesa BYD oficializou o início da montagem de veículos…
- SUV elétrico Xiaomi YU7 começa a ser entregue — mas fila de espera chega a 62 semanasSUV elétrico Xiaomi YU7 começa a ser entregue — mas fila de espera chega a 62 semanas A Xiaomi, que já domina celulares,…
- Preços ao produtor caem, Bolsa quebra recorde — mas o brasileiro ainda paga caroPreços ao produtor caem, Bolsa quebra recorde — mas o brasileiro ainda paga caro No dia 4 de julho de 2025, o IBGE…
- Adeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismoAdeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismo Nos últimos dias, manchetes chamativas sobre a possível “falência” de…