“Medida para diminuir a taxa de juros do crédito rotativo do cartão está sendo analisada pelo governo”
Na sexta-feira (31), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), informou que a pasta criou um grupo para estudar maneiras de reduzir a alta taxa de juros cobrada pelos bancos no rotativo do cartão de crédito, que atualmente é de 417,4% ao ano.
Haddad classificou esses juros como “estratosféricos” e prejudiciais para a margem dos bancos. Ele afirmou que é necessário tomar medidas para regular essa questão, assim como foi feito no passado com o cheque especial, que, embora ainda alto, foi modulado.
O rotativo do cartão de crédito, assim como o cheque especial, é uma modalidade de crédito emergencial, utilizada em momentos de dificuldade financeira. Devido ao risco envolvido nessas operações, os bancos cobram juros elevados.
Além disso, Haddad anunciou que, em abril, serão divulgadas pelo menos 12 medidas para melhorar o ambiente de crédito no Brasil. Essas medidas incluem aval para parcerias público-privadas (PPPs) em grandes investimentos de infraestrutura, debêntures isentas de imposto de renda e garantias no sistema de crédito para reduzir o spread, que é a diferença entre o juro cobrado e o juro de captação.
Foto: internet
- Hyundai Kona: o SUV que antecipa o futuro do HB20 e do próximo SUV popular da marcaHyundai Kona: o SUV que antecipa o futuro do HB20 e do próximo…
- Instalação de Som Ambiente em BH: qualidade e conforto para sua casa ou empresaInstalação de Som Ambiente em BH: qualidade e conforto para sua casa ou…
- Uber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias na EuropaUber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias na Europa A…
- Estudo revela: 54% dos trabalhadores brasileiros não conseguem manter salário até o fim do mêsEstudo revela: 54% dos trabalhadores brasileiros não conseguem manter salário até o fim…








