Carros Elétricos: Desafios para Locadoras e Futuro Incerto para Aluguel
Se você deseja experimentar um carro elétrico, o aluguel pode ser uma opção acessível.
No entanto, em breve, encontrar um veículo elétrico disponível para aluguel pode se tornar mais difícil.
Os veículos elétricos têm sido financeiramente desastrosos para as empresas de aluguel, especialmente para a Hertz, que em janeiro deste ano reduziu seus planos de adquirir 100 mil Teslas após a queda rápida dos valores de revenda desses carros.
A experiência da Hertz impactou negativamente o setor, levando muitas locadoras a venderem seus veículos elétricos com grandes descontos. Pode levar algum tempo até que essas empresas voltem a comprar esses veículos.
No ano passado, mais de 4% dos carros vendidos pelos fabricantes às empresas de aluguel eram elétricos, segundo a S&P Global Mobility. Este ano, até agora, esse número caiu para apenas 1,4%.
Em teoria, alugar um carro elétrico é uma ótima maneira de as pessoas experimentarem novos tipos de veículos, como carros movidos a bateria que não produzem emissões.
“O potencial que as empresas de aluguel têm para remodelar o comportamento do consumidor e ajudar a promover a adoção é fundamental”, disse Stephanie Valdez-Streaty, diretora de insights do setor na Cox Automotive. “Mas ainda há um longo caminho a percorrer.” Valdez-Streaty afirmou que as empresas de aluguel recentemente ofereceram boas ofertas em veículos elétricos, mas essas ofertas podem não durar, pois as empresas reduziram suas frotas desses carros.
A Hertz e outras locadoras descobriram que oferecer veículos elétricos com lucro é mais difícil do que esperavam.
A maioria dos complexos de aluguel de carros nos aeroportos não possui carregadores. Muitos locatários não estavam preparados para a aceleração rápida dos carros elétricos, o que resultou em mais acidentes e prêmios de seguro mais altos.
Além disso, algumas empresas tiveram dificuldade em obter peças de reposição para esses carros tão rapidamente quanto conseguem para os carros a gasolina. “Eles achavam que os veículos elétricos seriam mais simples e de manutenção mais barata”, disse Karl Brauer, analista executivo do iSeeCars.com. “Eles estão descobrindo que isso não é verdade.”
Em um comunicado, a Hertz disse que “continuará a oferecer aos nossos clientes a mais ampla escolha possível de marcas e modelos de veículos, incluindo elétricos”.
O maior problema para as locadoras foi a rápida desvalorização dos carros fabricados pela Tesla. A empresa, liderada por Elon Musk, reduziu drasticamente os preços dos novos modelos no ano passado para sustentar as vendas, fazendo com que os preços dos Teslas usados caíssem.
Um estudo divulgado no mês passado pelo iSeeCars.com constatou que os veículos elétricos usados perderam valor mais rapidamente do que a média dos carros a gasolina usados neste ano e, em maio, custaram menos, em média, do que os carros a gasolina usados.
As locadoras registram perdas quando vendem carros por um valor menor do que o esperado. Nos primeiros três meses do ano, a diminuição do valor da frota elétrica da Hertz reduziu seu lucro em US$ 195 milhões.
As empresas de aluguel “dependem 100% dos valores residuais”, disse Shay Natarajan, sócio da Mobility Impact Partners. “É um modelo de negócios muito difícil.” James Iovino, que mora em Baldwin, Nova York, listou cerca de nove veículos elétricos no site de compartilhamento de carros Turo, mas saiu do negócio após a queda nos preços dos veículos elétricos. “Fui prejudicado pelo mesmo motivo que a Hertz: Elon Musk abre a boca e o setor despenca”, disse ele.
Algumas empresas de aluguel de carros dizem que não estão se desfazendo dos carros elétricos devido à recente queda nos preços.
A Enterprise Mobility, por exemplo, possui vários milhares de veículos elétricos disponíveis nos Estados Unidos, Canadá e Europa, e adicionará mais dependendo da demanda do mercado. A empresa também está trabalhando para disponibilizar mais carregadores para seus clientes.
Algumas pessoas enfrentam uma curva de aprendizado ao alugar um carro elétrico, e normalmente as locadoras não têm pessoal para dar um tutorial aos clientes. A Hertz, por exemplo, oferece informações on-line e envia instruções por e-mail.
Tom Moore e sua esposa alugaram um Tesla na Hertz em Portland, Oregon, no ano passado, como um teste para comprar um carro elétrico. A esposa de Moore pediu a um vizinho que tem um Tesla em Mountain View, Califórnia, uma aula antes da viagem, pois os funcionários da Hertz não ofereceram nenhuma instrução antes de entregar o chaveiro.
“Eles apenas disseram: ‘Esta é a sua vaga de estacionamento’”, disse Moore.
A Hertz disse que “aprendeu muito como pioneira no mercado de aluguel de veículos elétricos e está focada em aprimorar continuamente a experiência de aluguel, facilitando e recompensando todos os clientes”.
Recarregar os veículos elétricos também tem sido um problema. Muitas empresas de aluguel esperam que os clientes recarreguem os veículos até cerca de 70% antes de devolvê-los. Isso significa que os clientes devem planejar parar em um carregador próximo ao final de suas viagens, o que nem sempre é fácil quando estão tentando pegar voos e não há carregadores rápidos suficientes perto do centro de aluguel de carros.
As locadoras não querem ser responsáveis pelo carregamento porque gostam de colocar os carros de volta na estrada rapidamente. Além disso, pode ser difícil para as locadoras instalarem carregadores nos aeroportos.
“Os aeroportos são notoriamente hostis ao desenvolvimento de infraestrutura elétrica”, disse Raghu Iyengar, executivo da Volkswagen of America. A demanda das locadoras pelo SUV elétrico ID.4 da Volkswagen tem sido quase nula, segundo ele.
As pessoas que alugam Teslas têm acesso à sua rede Supercharger, o maior sistema de carregamento rápido dos Estados Unidos. Mas a maioria dos Superchargers funciona apenas com carros da Tesla. As pessoas que alugam carros de outras montadoras, como Kia, General Motors ou Polestar, precisam usar carregadores oferecidos por outras operadoras, cada uma com seu próprio aplicativo de celular para pagamento. Os locatários também precisam estar cientes de que há poucos carregadores rápidos em muitas partes do país, especialmente nas áreas rurais.
Mesmo no coração do setor de tecnologia, dirigir um carro elétrico alugado pode ser difícil. Kerry Dietz, uma arquiteta aposentada de Springfield, Massachusetts, reservou o “especial do gerente” na Thrifty Car Rental, durante uma viagem a Berkeley, Califórnia. Na época, ela tinha um Tesla e não estranharia a direção elétrica. Mas a Thrifty lhe deu um Polestar, um carro projetado na Suécia e fabricado na China que não podia usar a rede de carregamento da Tesla.
“Passei todo o tempo tentando encontrar um lugar para carregar — um lugar onde as coisas funcionassem”, disse Dietz. “Foi uma experiência realmente frustrante.”
À medida que os veículos elétricos se tornarem mais populares, as locadoras terão de descobrir como oferecê-los, disse Iyengar, da Volkswagen. “Haverá uma maré elétrica que elevará todos os barcos”, disse ele, “e o aluguel seguirá essa tendência.”
FOTO: INTERNET
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