3 Regras para Viajar de Carro com Pet que Você Precisa Saber Antes de Pegar a Estrada
Julho é o mês de férias escolares, e muitos aproveitam para pegar a estrada.
Se você tem um pet, saiba que não pode levar o bichinho de qualquer jeito.
Há pelo menos 3 regras para viajar de carro com pet que você precisa seguir.
1. Não Dirija com o Pet no Colo ou no Chão
Segundo a Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, o motorista não pode dirigir com nenhum objeto ocupando os espaços entre seus braços e pernas, e nem a área do seu lado esquerdo. “Isso inclui os animais, ou seja, levá-los no colo ou no chão à sua frente não são opções permitidas.
Quem desrespeitar essa regra está cometendo uma infração média, estando sujeito a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na habilitação”, ressalta a fintech.
2. Não Permita que o Pet Fique com a Cabeça para Fora da Janela
É proibido transportar o pet com a cabeça para fora da janela do carro. Trata-se de uma infração grave, passível de multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
3. Use Equipamentos Adequados para Transporte
Caixa de Transporte
A caixa de transporte é a melhor opção para quem tem animais de pequeno ou médio porte.
A caixa permite que eles não se movam livremente pelo veículo, reduzindo o risco de distrações do motorista.
Também é um ambiente seguro, que ajuda a reduzir a ansiedade do bichinho.
Mas lembre-se, mesmo dentro da caixa, é preciso passar o cinto de segurança ao redor para que ela fique firme durante o trajeto.
Cadeirinha para Pet
Outra alternativa é a cadeirinha para pet.
Assim como as cadeirinhas para o transporte de crianças, elas são fixadas no banco e possuem uma alça ou cinto que se prende ao peitoral do animal.
O acessório ainda eleva a altura dos pets, permitindo que vejam pela janela, além de proporcionar um ambiente acolchoado e confortável.
Cinto de Segurança Personalizado
Caso o pet não se adapte à caixa de transporte ou se ele for muito grande para caber em uma delas, a recomendação é usar o cinto de segurança personalizado para animais, que pode ser encontrado em pet shops. “Ele se conecta ao cinto de segurança do carro e ao peitoral do animal, mantendo-o seguro no banco. Os cintos automotivos permitem algum movimento ao cachorro, mas impedem que ele saia do banco ou seja projetado, caso ocorra uma parada brusca ou acidente”, pontua a Zapay.
A fintech ainda ressalta a importância do motorista consultar os artigos 169, 235 e 252- inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para entender todos os detalhes do transporte de animais no veículo.
Ao seguir essas regras, você se resguarda de multas e penalidades, além de garantir o bem-estar e a segurança de todos no veículo, inclusive o bichinho
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Volkswagen Nivus GTS 250 TSI Estreará no Início de 2025 com Design e Tecnologia de DestaqueVolkswagen Nivus GTS 250 TSI Estreará no Início de 2025 com Design e Tecnologia de Destaque A Volkswagen está pronta para lançar o Nivus…
- GWM Ora 03 2025: Reposicionamento e Mudança de Origem no BrasilG GWM Ora 03 2025: Reposicionamento e Mudança de Origem no Brasil A Great Wall Motors (GWM) anunciou que o elétrico Ora 03 passará…
- Volvo EX90: Tecnologia pioneira é reconhecida como uma das melhores invenções de 2024 pela TimeVolvo EX90: Tecnologia pioneira é reconhecida como uma das melhores invenções de 2024 pela Time O Volvo EX90, SUV 100% elétrico da marca sueca,…
- Honda Passport 2024: Aposta em design parrudo e foco no off-roadHonda Passport 2024: Aposta em design parrudo e foco no off-road A Honda está pronta para desafiar nomes tradicionais do mercado de SUVs 4×4…
- 10 Carros Usados que São Verdadeiros Campeões em Baixa Manutenção10 Carros Usados que São Verdadeiros Campeões em Baixa Manutenção Procurando um carro usado que não vai te dar dor de cabeça? Selecionamos 10…