DIVULGACAO REDE37 19

Profissionais que atuaram na pandemia em Divinópolis realiza atividades de saúde mental

Profissionais que atuaram na pandemia em Divinópolis realiza atividades de saúde mental

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem promovido ações referentes à Resolução SES/MG Nº 7.303/2020. Nesse projeto, estão sendo contemplados os profissionais da saúde que trabalharam diretamente frente à pandemia da covid-19.

O trabalho iniciou em agosto desse ano, com a equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos, médico psiquiatra e assistente social. Atualmente, a ação já se encontra na fase das visitas às unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), e de outros serviços de saúde, nos quais, os profissionais que atuaram na linha de frente da pandemia tem sido acompanhados, recebendo apoio psicológico e acolhimento.

Após essa etapa, serão contabilizados os dados dos profissionais que necessitam do atendimento, para que, por fim, eles sejam conduzidos terapeuticamente com total prioridade e atenção. A ideia principal da iniciativa é promover saúde mental para aqueles que trabalharam arduamente nos tempos de pandemia. A equipe realiza o acolhimento desses profissionais de saúde em seus diversos pontos de atenção do município e do território, que se encontram em sofrimento mental ou crise diante da pandemia.

Segundo Alisson Israel Rodrigues, supervisor das unidades Ipiranga e Nilda Barros, que receberam as equipes nos últimos dias 22 e 23 de setembro, a iniciativa é extremamente importante. “Esse serviço coloca o servidor, que presta cuidado para a população, como centro do cuidado por parte da gestão. Ações assim viabilizam acesso e integram o servidor cada vez mais na rede e nos processos de trabalho, de modo que ter o servidor bem acolhido é pela própria rede em que trabalha é um caminho seguro para resultados cada vez mais eficientes”, pontuou.

De acordo com a enfermeira do trabalho e coordenadora dos Serviços de Engenharia e Segurança do Trabalho, Inara Aparecida Faria Tavares, o trabalho vem sendo observado há oito meses e várias etapas estão por vir. “Nesse tempo, o Cresst pôde compartilhar da rotina dessa classe trabalhadora e ouvir os desafios profissionais e pessoais, vivenciados nos últimos dois anos pela pandemia. A resolução virá para concretizar a necessidade emergente da abordagem com nossos profissionais e contribuirá de forma direta na política de gestão de saúde e segurança do trabalhador”, relatou.

Fonte/foto: site prefeitura de Divinópolis

 

logo 5
LOGO 4 3
LOGO 3 3
LOGO 1 3
5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − dois =