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Nestlé é Multada em R$ 13 Milhões pelo Procon-SP por Propaganda Enganosa

Nestlé é Multada em R$ 13 Milhões pelo Procon-SP por Propaganda Enganosa

A Nestlé Brasil foi autuada pelo Procon-SP e recebeu uma multa no valor de R$ 13 milhões por suposta propaganda enganosa relacionada à comunicação de alguns de seus produtos alimentícios.

A decisão foi publicada nos últimos dias e gerou repercussão no setor de alimentos e consumo.

O que motivou a multa?

Segundo o Procon-SP, a Nestlé utilizou informações que poderiam induzir o consumidor ao erro em propagandas e embalagens de alguns produtos, principalmente voltados ao público infantil.

Entre os principais pontos questionados estão alegações nutricionais consideradas inadequadas, como prometer benefícios à saúde não comprovados ou omitir ingredientes com alto teor de açúcar e sódio.

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Os produtos citados na investigação não estão mais à venda, de acordo com a própria empresa.

A Nestlé afirma que já retirou os itens do mercado e que irá apresentar sua defesa junto às autoridades competentes.

O que diz a Nestlé?

Em nota oficial, a empresa declarou que preza pela transparência com o consumidor e que está comprometida com a revisão constante de suas práticas de rotulagem e marketing.

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A Nestlé também informou que irá recorrer da multa, alegando que todas as informações fornecidas seguem os padrões regulatórios vigentes à época da comercialização.

Impactos para o consumidor

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Casos como esse reforçam a importância da fiscalização de mensagens publicitárias, especialmente em produtos alimentícios voltados a crianças.

A penalização da Nestlé também reacende o debate sobre o papel das empresas na comunicação ética e clara com o público, bem como o papel ativo do consumidor na verificação de informações.

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FOTO: INTERNET

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