Juros do Cartão de Crédito

Juros do Cartão de Crédito Registram Queda em Fevereiro

Juros do Cartão de Crédito Registram Queda em Fevereiro

No segundo mês consecutivo, as taxas médias de juros do cartão de crédito rotativo apresentaram redução para as famílias, diminuindo de 419,3% ao ano, em janeiro, para 412,5% ao ano em fevereiro deste ano.

Isso representa uma queda de 6,8 pontos percentuais no mês e 7,9 pontos percentuais em 12 meses, conforme dados divulgados pelo Banco Central (BC) nas Estatísticas Monetárias e de Crédito nesta terça-feira (2).

O crédito rotativo, com duração de 30 dias, é utilizado quando o consumidor não paga o valor integral da fatura do cartão, resultando em um empréstimo com incidência de juros sobre o valor remanescente.

Apesar de ainda possuir as taxas mais elevadas do mercado, a nova legislação que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida (antes superior a 400% ao ano), implementada em janeiro deste ano, começa a impactar.

No entanto, a medida é válida apenas para novas operações, o que mantém as estatísticas em patamares elevados.

Após o período de 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida do cartão de crédito. No caso do cartão parcelado, os juros reduziram 3,3 pontos percentuais no mês e 7,3 pontos percentuais em 12 meses, para 184,5% ao ano.

As taxas de juros das operações com cartão de crédito foram as que mais influenciaram a queda na taxa média de juros cobrada das famílias em fevereiro.

Por outro lado, as taxas do cheque especial tiveram aumento de 6 pontos percentuais no mês e redução de 2,9 pontos percentuais em 12 meses (131,8% ao ano).

Considerando todas as modalidades de crédito com recursos livres para pessoas físicas, a taxa média de juros atingiu 52,5% ao ano, com uma diminuição mensal de 0,1 ponto percentual e de 6,0 pontos percentuais em 12 meses.

Em relação às operações com empresas, a taxa média alcançou 21,4% ao ano, com uma queda mensal de 0,9 ponto percentual e de 2,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse resultado foi impulsionado principalmente pelas reduções nas taxas médias das modalidades de desconto de duplicatas e outros recebíveis (1 ponto percentual), capital de giro com prazo superior a 365 dias (0,7 ponto percentual) e cartão de crédito rotativo (38,3 pontos percentuais).

Observação: Os juros bancários médios continuam a declinar, acompanhando a tendência de redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Foto: Internet

PUBLICIDADE

Kibocada Divinópolis

LEIA TAMBÉM: 

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =