Economista-chefe da XP prevê impacto histórico com a reunião do Copom desta semana.
O encontro do Copom desta semana é um dos mais aguardados da história do Banco Central, com uma série de fatores em jogo.
Além da inflação, o mercado de crédito brasileiro está incerto e a turbulência bancária internacional é uma preocupação crescente. A recente retórica do presidente Lula contra os juros altos e a expectativa pelo arcabouço fiscal também são temas delicados.
Para o economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, a pressão de Lula parece ter diminuído, mas a atenção agora está voltada para o arcabouço fiscal, que pode ajudar a conter as pressões inflacionárias.
No entanto, a incerteza sobre a viabilidade de uma proposta fiscal crível pode impedir o BC de tomar decisões baseadas nesse cenário. A crise bancária internacional também é um fator preocupante, mas ainda não se sabe se é um problema isolado ou sistêmico.
Para Megale, subir os juros em um momento inadequado pode ser tão ruim quanto deixá-los baixos por muito tempo, colocando o BC em uma encruzilhada. Além disso, o Brasil enfrenta sua própria crise de crédito, que pode prejudicar o crescimento econômico do país.
Foto: Internet
- Volkswagen Nivus GTS 250 TSI Estreará no Início de 2025 com Design e Tecnologia de DestaqueVolkswagen Nivus GTS 250 TSI Estreará no Início de 2025 com Design e Tecnologia de Destaque…
- Black Friday 2024: Faturamento do E-commerce Cresce 21,5% em Novembro, Aponta EstudoBlack Friday 2024: Faturamento do E-commerce Cresce 21,5% em Novembro, Aponta Estudo O comércio eletrônico brasileiro…
- GWM Ora 03 2025: Reposicionamento e Mudança de Origem no BrasilG GWM Ora 03 2025: Reposicionamento e Mudança de Origem no Brasil A Great Wall Motors…
- Queda após Balanço Aponta Nova Era para o NubankQueda após Balanço Aponta Nova Era para o Nubank As ações do Nubank, que acumulavam alta…