Contas de luz podem ficar 3,5% mais caras em 2025, aponta Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta semana que as contas de luz podem sofrer um aumento médio de 3,5% em 2025.
Apesar do reajuste, a projeção é que esse percentual fique abaixo da inflação esperada para o período, o que pode representar um alívio parcial ao bolso dos consumidores.
O que está por trás do reajuste?
A Aneel realiza anualmente revisões e reajustes tarifários para equilibrar os custos da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Para 2025, os principais fatores que influenciam o reajuste são:
-
Queda nos encargos setoriais
-
Melhor cenário hidrológico (mais geração por hidrelétricas)
-
Redução dos subsídios pagos via tarifa
Com esses fatores, a Aneel estima um cenário mais favorável para o próximo ano, o que permite que o aumento seja mais contido.
Reajuste menor que a inflação
Embora o aumento de 3,5% pese no orçamento das famílias, a boa notícia é que ele está abaixo da inflação acumulada projetada para 2025, o que representa uma desaceleração nos reajustes tarifários em comparação com anos anteriores.
Para efeito de comparação, em 2022 e 2023 os aumentos ultrapassaram 10% em algumas regiões, impulsionados pela crise hídrica e custos elevados com geração térmica.
Impacto no consumidor
Mesmo com reajuste moderado, o consumidor precisa continuar atento ao uso consciente da energia elétrica.
Medidas simples, como apagar luzes desnecessárias, evitar o uso de aparelhos em horários de pico e investir em eficiência energética, podem ajudar a reduzir o impacto no final do mês.
Conclusão
A previsão da Aneel sinaliza um cenário mais equilibrado para o setor elétrico em 2025.
Com o aumento médio das tarifas ficando abaixo da inflação, os consumidores poderão respirar um pouco mais aliviados — mas o consumo consciente continua sendo essencial.
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Fusão da BYD com Volkswagen? Tudo o que você precisa saber sobre essa polêmicaFusão da BYD com Volkswagen? Tudo o que você precisa saber sobre essa polêmica Nos últimos dias, as redes sociais e fóruns automotivos foram inundados por uma suposta fusão entre a…
- TikTokers se rendem à obsessão de enriquecer facilmente na internetTikTokers se rendem à obsessão de enriquecer facilmente na internet Nas últimas semanas, o TikTok tem sido tomado por uma nova febre: vídeos que prometem riqueza rápida e fácil com “side…
- GWM Tank 300 prova que carro híbrido também pode ser raizGWM Tank 300 prova que carro híbrido também pode ser raiz A GWM (Great Wall Motors) vem surpreendendo o mercado automotivo brasileiro com o Tank 300, um SUV híbrido que une…
- Governo teme inundação de produtos importados no Brasil após tarifaço entre China e EUAGoverno teme inundação de produtos importados no Brasil após tarifaço entre China e EUA O acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China acendeu um alerta no governo brasileiro: o…
- Novo Jeep Renegade 1.3 Turbo: tudo o que você precisa saber sobre o SUV compactoNovo Jeep Renegade 1.3 Turbo: tudo o que você precisa saber sobre o SUV compacto O Jeep Renegade ganhou uma nova configuração com motor 1.3 Turbo que promete mais desempenho, eficiência…