Porsche Continuará Vendendo Cayenne de Combustão Após 2030
A Porsche anunciou que continuará a oferecer o Cayenne com motor de combustão e híbrido depois de 2030, garantindo que o SUV mais popular da marca entre na próxima década com três opções de motorização distintas, incluindo uma versão elétrica prevista para o próximo ano.
A marca confirmou que desenvolverá e “atualizará ainda mais” o atual Cayenne de terceira geração, que recebeu uma ampla atualização recentemente, e que essa versão será vendida junto com a versão elétrica de quarta geração que chegará no próximo ano.
As atualizações focarão em tornar o motor V8 biturbo de 4,0 litros, presente nas versões Cayenne S (468 cv) e GT (650 cv), o mais eficiente possível.
Este motor também será utilizado em uma versão Turbo S E-Hybrid PHEV, cuja data de lançamento ainda não foi confirmada.
“Extensas medidas técnicas garantirão que o motor biturbo esteja pronto para cumprir com os futuros requisitos legislativos”, afirmou a Porsche em um comunicado.
A empresa não confirmou se continuará a atualizar o motor V6 de 3,0 litros da geração atual, disponível tanto na versão a gasolina pura (351 cv) quanto como um híbrido plug-in (464 cv).
No anúncio, o CEO da Porsche, Oliver Blume, afirmou: “O Cayenne sempre definiu o carro esportivo em seu segmento.
No meio da década, a quarta geração definirá padrões no segmento como um SUV elétrico.
Ao mesmo tempo, na próxima década, nossos clientes ainda poderão escolher entre uma ampla gama de modelos híbridos e de combustão potentes e eficientes.”
A decisão foi tomada poucos dias após a Porsche ajustar sua meta de veículos elétricos (EVs), que previa que 80% das vendas totais fossem de EVs até 2030.
A mudança ocorreu devido ao interesse decrescente dos consumidores por carros elétricos, uma tendência também observada por outras marcas como Audi, Mercedes-Benz, Renault e Stellantis.
A aceitação de veículos elétricos tem mostrado sinais de estagnação — as vendas de EVs na Europa aumentaram apenas 2% no primeiro semestre de 2024, em comparação com 28% no ano passado.
PUBLICIDADE
Conjunto de Chaves Soquete 151/53/46/12 peças Kit de Reparo de Hardware para Carro, Barco e Motocicleta Conjunto de Ferramentas de Chave de Catraca
Isso provavelmente influenciou a decisão da Porsche de estender a vida útil das variantes de combustão do Cayenne, temendo uma queda significativa nas vendas se a versão elétrica não tivesse boa aceitação pelos consumidores.
Para referência, das 320.221 vendas globais da Porsche no ano passado, 87.553 foram Cayennes, seguido de perto pelo Macan (87.355).
Dada a popularidade do Macan a combustão, ainda não está claro se a Porsche adotará uma estratégia semelhante para este modelo, que está previsto para ser totalmente elétrico em 2025.
O Macan elétrico foi lançado na semana passada com preço inicial de £ 67.200 e oferece uma autonomia máxima de 398 milhas.
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Novo Chevrolet Onix 2025: O Que Esperar do Hatch Mais Vendido do BrasilNovo Chevrolet Onix 2025: O Que Esperar do Hatch Mais Vendido do Brasil O Chevrolet Onix, um dos veículos mais populares…
- Hyundai Tucson 2025 Passa por Recall nos EUA por Falta de Etiqueta de Segurança no AirbagHyundai Tucson 2025 Passa por Recall nos EUA por Falta de Etiqueta de Segurança no Airbag O Hyundai Tucson 2025 acaba…
- Óleo Acima do Nível: Um Problema para o Motor do Carro?Óleo Acima do Nível: Um Problema para o Motor do Carro? Muitos motoristas acreditam que manter o óleo do motor acima…
- Porsche 911 Elétrico com Motor Tesla é Avaliado em Quase R$ 3 MilhõesPorsche 911 Elétrico com Motor Tesla é Avaliado em Quase R$ 3 Milhões O Porsche 911 é um ícone automotivo que…
- Ferrugem nos discos de freio: motivo de preocupação?Ferrugem nos discos de freio: motivo de preocupação? A oxidação nos discos de freio, causada pela exposição à umidade, pode ser…