5 Câmbios Mais Temidos

5 Câmbios Mais Temidos do Mercado

5 Câmbios Mais Temidos do Mercado

Os sistemas de câmbio são fundamentais para o funcionamento adequado de um carro, garantindo que o motor opere de forma eficiente em diferentes rotações.

No entanto, alguns câmbios adquiriram a fama de serem “temidos” entre especialistas e motoristas por apresentarem problemas recorrentes ou por características que afetam a dirigibilidade.

Aqui estão cinco deles que deixaram uma marca polêmica no mercado automotivo:


1. AL4 – Peugeot e Citroën

Usado por muitos modelos da PSA no passado, o câmbio AL4, com suas quatro marchas, era conhecido por penalizar o consumo de combustível.

Problemas comuns incluíam trancos durante as trocas de marcha, falhas no engate correto e durabilidade comprometida.

Com o tempo, os carros da Peugeot e Citroën migraram para transmissões CVT mais modernas, uma evolução tecnológica que trouxe mais confiabilidade.


2. Powershift – Ford

O Powershift é um dos câmbios que mais gerou reclamações.

É importante ressaltar que ele é um câmbio automatizado de dupla embreagem a seco, não um automático convencional.

Proprietários frequentemente relataram trepidações durante as trocas de marcha e desgastes prematuros. A Ford acabou abandonando essa transmissão após muitas críticas, substituindo-a por câmbios automáticos tradicionais.


3. Dualogic/GSR – Fiat

O câmbio Dualogic da Fiat, também um sistema automatizado, recebeu críticas pelo desconforto causado pelos trancos em momentos cruciais.

Apesar disso, há donos que afirmam ter veículos com alta quilometragem e poucos problemas.

Em 2018, a Fiat modernizou a transmissão, substituindo a alavanca por botões e rebatizando o sistema como GSR, que funcionou até 2020 no sedã Cronos.

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4. Easy’R – Renault

A Renault também investiu bastante em câmbios automatizados com o Easy’R, presente nos modelos compactos Logan e Sandero a partir de 2014.

Muitos usuários se queixaram da imprecisão na troca de marchas e de trancos constantes.

Após anos de críticas, a montadora adotou câmbios automáticos CVT em 2019, o que melhorou a experiência de direção.

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5. I-Motion – Volkswagen

O I-Motion era uma transmissão manual de 5 velocidades com embreagem robotizada, que eliminava a necessidade de um pedal de embreagem.

O principal problema reportado foi a presença de trancos nas trocas de marcha, tornando a condução desconfortável.

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A Volkswagen gradualmente abandonou essa tecnologia e adotou câmbios automáticos de 6 velocidades, como no Polo.


Esses câmbios mostram que avanços tecnológicos nem sempre se traduzem em experiências satisfatórias para o usuário.

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No entanto, é importante lembrar que as impressões podem variar e alguns motoristas tiveram boas experiências com esses sistemas.

A evolução contínua das transmissões automáticas trouxe mais conforto e confiabilidade para os modelos recentes.

FOTO: INTERNET

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