REDE37 DIA 12

Prefeitura recebe comitiva do INDI para fomentar investimentos no município

Prefeitura recebe comitiva do INDI para fomentar investimentos no município

Dando seguimento a recepção da comitiva do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), a Prefeitura de Divinópolis realizou, nesta manhã (24/8), no Centro Administrativo, uma entrevista coletiva, com o objetivo de explorar as intenções e os benefícios que o INDI pode e trará para a cidade.
 
Na sede do governo municipal, o evento contou com participação de Janete Aparecida Silva, vice-prefeita e secretária municipal de Governo; Luiz Ângelo Coutinho, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo; Fernando Henrique Costa, assessor especial de Governo; João Paulo Braga, diretor-presidente do Indi; e vereador Edsom Sousa, líder do governo na Câmara.
 
O INDI associa-se com os municípios mineiros para realizar treinamentos e eventos para estimular os negócios e mapear terrenos e imóveis para instalação de empresas. A visita da comissão a Divinópolis, chefiada pelo diretor-presidente do INDI, João Paulo Braga, ocorre em momento em que o município redescobre a vocação de cidade-oficina.
 
“Devido a políticas macroeconômicas desastrosas no Brasil, o baixo crescimento tem impedido a criação de oportunidades no mercado de trabalho para a geração atual. Para mudar a realidade, também dependemos dos municípios para desenvolver uma agenda que gere oportunidades atraindo empresas para Minas Gerais; e, à medida que crescem, as empresas faturam mais e pagam mais impostos, o que se traduz em maior arrecadação. As grandes empresas podem vir para os municípios, e Divinópolis, líder regional em qualidade da mão de obra, faculdades e escolas técnicas, deve ser protagonista na atração de investimentos. Essa é a visão do Estado, e a parceria voltará a pôr a cidade no caminho de grandes investimentos simplificando o ambiente para rápido desenvolvimento empresarial e criação de emprego. A Prefeitura de Divinópolis é líder em atração de investimentos”, disse Braga.
 
Na recepção, a vice-prefeita Janete Aparecida, disse que a administração tem um programa para atrair investimentos. “Não podemos falar em geração de emprego e renda sem mencionar pessoas. Devemos oferecer as condições necessárias para que Divinópolis volte a ser a cidade protagonista que sempre mereceu. Como polo na região Centro-Oeste, devemos estar à frente e estimular as cidades vizinhas a produzir mais por meio de organizações como o INDI para obter investimentos nos municípios. Divinópolis está no caminho correto e as indústrias que virão para cá encontrarão mão de obra qualificada. As pessoas terão dignidade por meio do trabalho e os impostos retornarão a elas por meio de obras de qualidade. Este não é um governo de quatro anos: faremos políticas públicas para a eternidade”, afirmou.

PUBLICIDADEjane
 
No Centro Administrativo, a Secretaria de Governo (Segov) reuniu-se com a comitiva de Belo Horizonte para conhecer o setor econômico local e o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semde) no dia a dia da cidade. “Divinópolis pode atrair novos negócios porque tem economia diversa. A parceria com o INDI é um esforço de médio e longo prazo com ações que gerarão resultados para os negócios locais. O apoio do instituto ao município ajudará a atrair empresas ao mapear oportunidades regionais para atender os empreendimentos melhor, oferecer suporte de instalação e identificar a potencialidade das empresas”, disse Luiz Ângelo Coutinho, sobre a apresentação da dimensão dos setores econômicos e a busca de atração de negócios para o município.
 
O vereador Edsom Sousa descreveu Divinópolis como cidade-oficina que cria oportunidades. “Ao analisar a conjuntura global, identificamos a necessidade de atuar para promover o ambiente de negócios. Estamos em momento de ruptura, quando os que não venham ficam para trás, e Luis Ângelo possui as digitais da mudança e do desenvolvimento no trabalho da Semde e equipe. Divinópolis irá converter-se uma vez mais no ponto de referência para o Centro-Oeste”, ressaltou.
 
Outras autoridades tambpem participaram da reunião como Andreia Dimas, secretária de Educação; Thiago Nunes, secretário de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia; Gabriel José Vivas, secretário de Fazenda; Lucas Estevam, secretário de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana; Diogo Andrade, procurador-geral; e Pabloneli de Sousa; secretário de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana. A comitiva do INDI contou também com a presença de Adriano Carvalho e Ronaldo Barquette, ambos diretores de Atração de Investimentos.
 
A passagem do INDI pela cidade começou ontem (23/8), quando o prefeito Gleidson Azevedo recebeu a delegação, e, acompanhando-a, compareceram a quatro empresas, sendo elas Mac Giant, Tricostura, Farmax e ABC. Hoje, após apresentação e coletiva de imprensa, a equipe de governo e o INDI reuniram-se em almoço realizado pela ACID com Abrasel, Panela Mineira – Fumil, Wizard, Sinvesd, CDL, Grupo Gestor. Dando sequência na agenda, hoje visitaram também a Ciafal, Fulig, Aluferro, Condumig.
Instituição
 
O INDI é a agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais com sede em Belo Horizonte. A missão é desenvolver o Estado atraindo investimentos, apoiando as empresas instaladas e promovendo as exportações.
 
Fundada em 1968, foi a primeira agência de promoção de investimentos do Brasil e serviu de modelo para estabelecimento de instituições similares no país. A agência está vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e é mantida pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

FONTE/FOTO: SITE PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS

Dê sua avaliação a este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =