DIVULGACAO 37 8

Petrobras vira a maior pagadora de dividendos do mundo

Petrobras vira a maior pagadora de dividendos do mundo

Entenda como a Petrobras se tornou a maior pagadora de dividendos e quais são as outras empresas que fazem parte do ranking.

Depois de distribuir US$ 9,7 bilhões em proventos, isto é, benefícios, a Petrobras se tornou a maior pagadora de dividendos do mundo no segundo semestre de 2022. Assim, a estatal superou empresas como Nestlé, Rio Tinto e Microsoft.

Vale destacar que no mesmo período em 2021 a estatal brasileira havia distribuído US$ 1 bilhão aos seus acionistas. Assim, os dados são da 35º edição do Índice Global de Dividendos da gestora Janus Handerson.

Petrobras entre os 10 maiores pagadores de dividendos 

Primeiramente, a Petrobras é a única empresa brasileira a ficar na lista das 10 maiores pagadoras de dividendos. Isso porque a Vale, que no trimestre anterior ocupava a 9° posição, perdeu o lugar no ranking. 

PUBLICIDADEPNEUSTORE

Assim, essa é a primeira vez que a petrolífera aparece entre os destaques da lista. De acordo com Janus Henderson, é provável que a empresa fique na lista das maiores pagadoras do mundo em 2022, que será divulgada no início de 2023. 

Quais as 10 maiores pagadoras de dividendos no mundo no 2° trimestre de 2022? 

Confira, a seguir, o ranking das 10 maiores pagadoras de dividendos no mundo:

  1. Petrobras; 
  2. Nestlé; 
  3. Rio Tinto; 
  4. China Mobile Limited;
  5. Mercedes – Benz; 
  6. BNP Paribas; 
  7. Ecopetrol; 
  8. Allianz;
  9. Microsoft Corporation; 
  10.  Sanofi. 

PUBLICIDADEbanner pan

Qual o motivo do crescimento da Petrobras?

O crescimento significativo na distribuição de dividendos está relacionado com o preço do barril do petróleo no mercado internacional, além do longo processo de reestruturação da estatal, que corroborou para sua eficiência. 

Assim, com o novo modelo de negócios em vigor, foi possível focar na exploração de petróleo em águas profundas. Ademais, a petrolífera reduziu o nível de endividamento.

Sendo assim, com uma nova estratégia de venda de ativos e uma dívida menor, a empresa conseguiu distribuir aos acionistas boa parte dos lucros obtidos. 

Fonte: seucreditodigital/

Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

 

logo 5
LOGO 4 3
LOGO 3 3
LOGO 1 3
5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =