Humanos e bananas compartilham cerca de 50% do mesmo DNA.
Você sabia que humanos e bananas têm muito em comum?
Apesar de parecerem muito diferentes, esses dois seres vivos compartilham cerca de 50% do mesmo DNA. Isso significa que metade dos genes que determinam as características de uma banana também estão presentes em um humano, e vice-versa. Mas como isso é possível?
O DNA é a molécula que armazena as informações genéticas de todos os organismos. Ele é formado por quatro bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G). Essas bases se combinam em pares e formam uma estrutura em dupla hélice, como uma escada torcida.
A sequência de bases no DNA determina a ordem dos aminoácidos nas proteínas, que são as moléculas responsáveis por realizar as funções vitais das células.
Todos os seres vivos compartilham um ancestral comum, que viveu há bilhões de anos. Esse ancestral tinha um conjunto de genes que foram passados para seus descendentes, com algumas modificações ao longo do tempo.
Essas modificações são chamadas de mutações e podem ocorrer por erros na cópia do DNA, por exposição a agentes externos, como radiação ou vírus, ou por recombinação genética, que é a troca de pedaços de DNA entre indivíduos da mesma espécie.
As mutações são responsáveis pela diversidade da vida na Terra, pois geram novas características que podem ser vantajosas ou desvantajosas para a sobrevivência e a reprodução dos organismos.
As características vantajosas tendem a se espalhar pela população, enquanto as desvantajosas tendem a desaparecer. Esse processo é chamado de seleção natural e foi proposto por Charles Darwin no século XIX.
Humanos e bananas se separaram do seu ancestral comum há cerca de 1,6 bilhão de anos. Desde então, eles acumularam muitas mutações que os tornaram diferentes entre si. Por exemplo, humanos têm cerca de 20 mil genes, enquanto bananas têm cerca de 36 mil.
Humanos têm pele, cabelo, olhos, mãos e pés, enquanto bananas têm casca, polpa, sementes e flores. Humanos são capazes de pensar, falar, escrever e criar arte, enquanto bananas são capazes de fazer fotossíntese, crescer e se reproduzir.
No entanto, apesar dessas diferenças, humanos e bananas ainda conservam muitos genes em comum, que foram herdados do seu ancestral comum.
Esses genes são responsáveis por funções básicas da vida, como respirar, digerir, metabolizar e se proteger de doenças. Por isso, eles não mudaram muito ao longo da evolução e mantêm uma alta similaridade entre as espécies.
Portanto, humanos e bananas compartilham cerca de 50% do mesmo DNA porque eles têm um ancestral comum que lhes passou esses genes e porque esses genes não sofreram muitas mutações ao longo do tempo.
Essa é uma evidência da origem comum de toda a vida na Terra e da incrível diversidade que ela gerou.
FOTO: internet