Ferrugem nos discos de freio

Ferrugem nos discos de freio: motivo de preocupação?

Ferrugem nos discos de freio: motivo de preocupação?

A oxidação nos discos de freio, causada pela exposição à umidade, pode ser comum, especialmente em veículos que ficam parados por longos períodos.

Embora possa parecer um problema sério à primeira vista, na maioria das vezes, essa ferrugem superficial não é um grande motivo de preocupação.

Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, explica que a ferrugem ocorre porque os discos de freio são feitos de metal, o que os torna suscetíveis à oxidação.

PUBLICIDADEautomaticao 400

Até mesmo lavar o carro pode desencadear a formação de pequenos pontos de ferrugem. Porém, essa ferrugem tende a desaparecer com o uso do freio.

O atrito entre a pastilha e o disco remove a camada oxidada à medida que o veículo é utilizado.

PUBLICIDADElemos

Isso pode ser feito em um local seguro, já que o freio não estará operando com 100% de eficiência durante o processo de limpeza.

Apesar disso, é importante estar atento a eventuais sinais de desgaste mais sério, como trepidações no pedal do freio, que podem indicar empenamento do disco.

PUBLICIDADEAUTO PRIME

A Fremax recomenda verificar o sistema de freios a cada 40 mil km para garantir a segurança do veículo.

Nos veículos com freios a tambor, a preocupação é ainda menor, já que a ferrugem normalmente se forma na parte externa, sem afetar diretamente a área de frenagem.

PUBLICIDADECASA CELULAR ATUAL

Portanto, se encontrar ferrugem no disco após o carro ficar parado por um longo período, não há razão imediata para alarme.

FOTO: INTERNET

PUBLICIDADEcurso novo 1

LEIA TAMBÉM:

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 1 =