Ferrugem nos discos de freio: motivo de preocupação?
A oxidação nos discos de freio, causada pela exposição à umidade, pode ser comum, especialmente em veículos que ficam parados por longos períodos.
Embora possa parecer um problema sério à primeira vista, na maioria das vezes, essa ferrugem superficial não é um grande motivo de preocupação.
Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, explica que a ferrugem ocorre porque os discos de freio são feitos de metal, o que os torna suscetíveis à oxidação.
Até mesmo lavar o carro pode desencadear a formação de pequenos pontos de ferrugem. Porém, essa ferrugem tende a desaparecer com o uso do freio.
O atrito entre a pastilha e o disco remove a camada oxidada à medida que o veículo é utilizado.
Isso pode ser feito em um local seguro, já que o freio não estará operando com 100% de eficiência durante o processo de limpeza.
Apesar disso, é importante estar atento a eventuais sinais de desgaste mais sério, como trepidações no pedal do freio, que podem indicar empenamento do disco.
A Fremax recomenda verificar o sistema de freios a cada 40 mil km para garantir a segurança do veículo.
Nos veículos com freios a tambor, a preocupação é ainda menor, já que a ferrugem normalmente se forma na parte externa, sem afetar diretamente a área de frenagem.
Portanto, se encontrar ferrugem no disco após o carro ficar parado por um longo período, não há razão imediata para alarme.
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Chevrolet Tracker Caramelo: o SUV exclusivo que vai mobilizar o BrasilChevrolet Tracker Caramelo: o SUV exclusivo que vai mobilizar o Brasil A Chevrolet anunciou recentemente uma ação inédita: uma…
- MG está de volta ao Brasil — e chega quebrando paradigmas elétricosMG está de volta ao Brasil — e chega quebrando paradigmas elétricos Depois de mais de uma década fora…
- Toyota Yaris Cross tem preço vazado no Brasil e deve custar menos de R$ 130 milToyota Yaris Cross tem preço vazado no Brasil e deve custar menos de R$ 130 mil O aguardado Toyota…
- Carros da Toyota vão ficar mais caros? Montadora estuda importar motores após destruição de fábrica em SPCarros da Toyota vão ficar mais caros? Montadora estuda importar motores após destruição de fábrica em SP A Toyota…
- Crescimento dos veículos eletrificados no Brasil — desafios da infraestrutura de recargaCrescimento dos veículos eletrificados no Brasil — desafios da infraestrutura de recarga O mercado automotivo brasileiro vive um momento…