Carnaval Mais Caro: Inflação Pressiona Preços de Bebidas, Transportes e Alimentação
Os foliões que pretendem curtir o Carnaval em 2025 precisarão preparar o bolso.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) revelou que os preços dos principais produtos e serviços utilizados durante a festa cresceram acima da inflação, especialmente em cidades como Rio de Janeiro, Recife e Salvador.
Preços em Alta nas Capitais do Carnaval
O levantamento, baseado nos dados do Índice de Preços ao Consumidor – 10 (IPC-10), mostrou que os bens e serviços nessas capitais registraram uma alta de 4,42% no acumulado dos últimos 12 meses.
O aumento é significativo quando comparado ao ano anterior, quando houve uma queda de 1,83%. Enquanto isso, a média nacional do IPC-10 registrou queda de 0,96% no mesmo período.
Segundo Matheus Dias, economista responsável pela pesquisa, mesmo com uma leve queda na média nacional, os aumentos mais expressivos nas cidades com maior movimentação carnavalesca indicam uma pressão considerável sobre o orçamento dos foliões.
Transportes e Bebidas Entre os Principais Vilões
Os serviços de transporte apresentaram uma alta de 4,36% em nível nacional, com destaque para o Rio de Janeiro e Recife, onde as tarifas de mobilidade urbana aumentaram 8,10% e 8,06%, respectivamente.
As passagens aéreas também encareceram em algumas capitais. No Rio de Janeiro, o aumento foi de 9,31%, enquanto Recife teve uma variação de 2,02%. Salvador seguiu na contramão e registrou queda de 14,67% nos bilhetes aéreos.
No setor de alimentação e bebidas, os aumentos também foram expressivos. Cervejas e chopps subiram 4,39% no Rio de Janeiro, 2,63% em Recife e 2,53% em Salvador.
Já as águas e refrigerantes tiveram altas de 5,88% em Recife, 4,88% em Salvador e 4,43% no Rio de Janeiro.
Impacto no Orçamento dos Foliões
Os aumentos nos preços mostram que o Carnaval de 2025 será mais caro para quem pretende aproveitar a folia.
“Os fatores geradores dos aumentos de preços impactaram todas as regiões do Brasil, ainda que em proporções diferentes.
Esse comportamento não é restrito a poucas localidades”, ressalta Matheus Dias.
Confira abaixo as maiores variações nos preços de itens e serviços essenciais para o Carnaval nos últimos 12 meses e se prepare para um feriado de diversão, mas também de gastos elevados.
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Adeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismoAdeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismo Nos últimos dias, manchetes chamativas sobre a…
- Bolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decolaBolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decola No dia 4 de julho de 2025, o…
- V8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10 mil pedidos em 24 horasV8 de volta! Ram 1500 Hemi bate mais de 10 mil pedidos em 24 horas Enquanto muitas montadoras anunciam híbridos…
- Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo 38 mil empregos até 2029Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimento no Rio — prometendo 38 mil empregos até 2029 Nesta quinta-feira, 3 de julho…
- Honda CR-V TrailSport 2026: o SUV que leva o CR-V para a trilhaHonda CR-V TrailSport 2026: o SUV que leva o CR-V para a trilha A Honda resolveu dar um passo além…