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“Minas Gerais é o estado que registra maior crescimento no turismo nacional, segundo o IBGE”

“Minas Gerais é o estado que registra maior crescimento no turismo nacional, segundo o IBGE”

Entre 2022 e 2023, o setor de turismo em Minas Gerais registrou um crescimento significativo de 24,3%, superando a média nacional de 11,1%, de acordo com o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O faturamento das empresas do setor também apresentou um aumento de 34%. O governo estadual comemorou os resultados e atribuiu o crescimento aos esforços de estímulo ao turismo, destacando a importância do setor para o aumento do PIB brasileiro e a geração de emprego e renda.

O impacto positivo do turismo no setor de serviços de Minas Gerais foi de 2,2%, de acordo com o IBGE. Além disso, o setor gerou 5.644 novos empregos no estado no primeiro quadrimestre do ano, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O crescimento do turismo em Minas Gerais também teve efeitos em outros setores da economia.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte registrou um aumento de 26,3% no número de pousos de aeronaves no período de janeiro a abril, com cerca de 20 mil pousos.

Em voos domésticos, aproximadamente 2 milhões de pessoas desembarcaram em Confins no mesmo período.

O fluxo de passageiros também aumentou na rodoviária, com 2,3 milhões de pessoas passando pelo terminal no primeiro quadrimestre.

Com a chegada das festas juninas, espera-se um novo crescimento no setor.

A estimativa é que cerca de 6 milhões de pessoas circulem durante esse período, representando um aumento de quase 20% em relação a 2022.

Além disso, a expectativa de ocupação hoteleira é bastante positiva, com alguns municípios projetando uma ocupação acima de 90%.

Dados do Ministério do Turismo indicam que as festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro devem mobilizar mais de 26,2 milhões de pessoas em todo o país, arrecadando cerca de R$ 6 bilhões. Esse montante representa um aumento de 76% em relação aos eventos de 2022, que geraram mais de R$ 3,4 bilhões.

Foto: Internet

 

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