“Reviravolta financeira para aposentados do INSS: Caixa e Banco do Brasil suspendem empréstimos consignados!”
De acordo com fontes da equipe econômica do governo, os bancos estatais Caixa e Banco do Brasil decidiram aderir à suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados do INSS, seguindo o exemplo dos bancos privados.
A decisão vem após o Conselho Nacional de Previdência Social reduzir as taxas máximas de juros dessa modalidade de 2,14% para 1,70%. No entanto, uma fonte da área técnica do Banco do Brasil afirmou que não é viável manter as linhas de crédito com a nova taxa.
Apesar de a medida ter sido amplamente adotada pelos bancos privados, os bancos estatais representam apenas 11% dos empréstimos consignados para aposentados do INSS, sendo que 89% são concedidos pelos bancos privados.
Atualmente, a Caixa e o Banco do Brasil cobram taxas acima do teto definido pelo CNPS. A justificativa dos bancos é que o custo de captação de clientes é maior, principalmente em regiões mais remotas do país. Vale ressaltar que há uma norma do Banco Central que proíbe a oferta de linhas de crédito que sejam deficitárias para as instituições financeiras.
Foto: internet









- Funcionários do Will Bank vivem incerteza após liquidação e aguardam salários e rescisões
Funcionários do Will Bank vivem incerteza após liquidação e aguardam salários e rescisões Uma semana após a liquidação do Will Bank,… - O retorno do Citroën Picasso está nos planos da marca: minivans podem voltar em 2026
O retorno do Citroën Picasso está nos planos da marca: minivans podem voltar em 2026 Um nome que marcou época no… - Honda City Sedan fica quase R$ 2 mil mais caro em 2026: veja novos preços e a versão que escapou do aumento
Honda City Sedan fica quase R$ 2 mil mais caro em 2026: veja novos preços e a versão que escapou do… - 73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no Carnaval, aponta Abrasel
73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no Carnaval, aponta Abrasel O Carnaval de 2026 chega com clima de otimismo…

