“Reviravolta financeira para aposentados do INSS: Caixa e Banco do Brasil suspendem empréstimos consignados!”
De acordo com fontes da equipe econômica do governo, os bancos estatais Caixa e Banco do Brasil decidiram aderir à suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados do INSS, seguindo o exemplo dos bancos privados.
A decisão vem após o Conselho Nacional de Previdência Social reduzir as taxas máximas de juros dessa modalidade de 2,14% para 1,70%. No entanto, uma fonte da área técnica do Banco do Brasil afirmou que não é viável manter as linhas de crédito com a nova taxa.
Apesar de a medida ter sido amplamente adotada pelos bancos privados, os bancos estatais representam apenas 11% dos empréstimos consignados para aposentados do INSS, sendo que 89% são concedidos pelos bancos privados.
Atualmente, a Caixa e o Banco do Brasil cobram taxas acima do teto definido pelo CNPS. A justificativa dos bancos é que o custo de captação de clientes é maior, principalmente em regiões mais remotas do país. Vale ressaltar que há uma norma do Banco Central que proíbe a oferta de linhas de crédito que sejam deficitárias para as instituições financeiras.
Foto: internet
- DS Automobiles aposta no SUV cupê elétrico DS8 para tentar sobreviverDS Automobiles aposta no SUV cupê elétrico DS8 para tentar sobreviver A DS Automobiles, divisão de luxo da Stellantis, está em…
- Bosch anuncia corte de 5,5 mil empregos devido à crise no setor automotivoBosch anuncia corte de 5,5 mil empregos devido à crise no setor automotivo A Bosch, multinacional alemã de produtos eletrônicos e…
- Mitsubishi Triton 2025: Modernidade sem perder a essência da L200Mitsubishi Triton 2025: Modernidade sem perder a essência da L200 A Mitsubishi Triton 2025 chega ao mercado trazendo mudanças significativas, marcando…
- CNC Prevê Crescimento Modesto de 0,4% na Black Friday 2024CNC Prevê Crescimento Modesto de 0,4% na Black Friday 2024 A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)…