Queda de 20% nas importações do Shein e AliExpress levanta sinal de alerta
Dados do Banco Central revelam um recuo significativo nas compras internacionais de pequeno valor, indicando preocupações com possíveis taxações.
De acordo com informações recentemente divulgadas pelo Banco Central, o mês de abril registrou uma queda nas compras internacionais de pequeno valor.
Os dados revelam que foram movimentados US$ 701 milhões, representando uma queda de 25,3% em relação ao mês anterior e uma redução de 20% em comparação com abril de 2022.
Tudo indica que esse declínio nas importações está relacionado ao receio de possíveis taxações sobre as compras internacionais.
Essa preocupação se torna ainda mais compreensível quando observamos que os consumidores brasileiros têm sido mais cautelosos desde que o governo anunciou a possibilidade de acabar com a isenção para compras com valores inferiores a US$ 50. Apesar do recuo do Ministério da Fazenda após a repercussão negativa, os importadores permanecem desconfiados.
Os dados do Banco Central, divulgados pelo Money Times, também mostram que o ritmo de crescimento das compras internacionais vem diminuindo desde o início do ano, embora tenham registrado aumentos de 14%, 11% e 7% nos três primeiros meses de 2023, respectivamente.
No entanto, os números de 2023 contrastam significativamente com o que ocorreu em 2022, quando as remessas internacionais chegaram a crescer 120% em agosto e 176% em outubro.
Por enquanto, ainda não é possível saber se a queda no ritmo de compras continuará em maio, uma vez que o mês ainda não terminou. No entanto, é importante lembrar que o governo brasileiro tem aplicado uma taxa de 60% em várias compras para cumprir a lei federal que regulamenta as importações.
Além disso, a Receita Federal está estudando a possibilidade de cobrar o imposto no momento da compra, em parceria com as varejistas internacionais, para que o recolhimento seja automático.
Isso pode resultar em entregas mais rápidas das compras feitas em empresas parceiras, pois elas serão classificadas como “verdes”.
Foto: eprodução: acervoTC.
Publicidade
LEIA TAMBÉM:
- DS Automobiles aposta no SUV cupê elétrico DS8 para tentar sobreviverDS Automobiles aposta no SUV cupê elétrico DS8 para tentar sobreviver A DS Automobiles, divisão de luxo da Stellantis,…
- Bosch anuncia corte de 5,5 mil empregos devido à crise no setor automotivoBosch anuncia corte de 5,5 mil empregos devido à crise no setor automotivo A Bosch, multinacional alemã de produtos…
- Mitsubishi Triton 2025: Modernidade sem perder a essência da L200Mitsubishi Triton 2025: Modernidade sem perder a essência da L200 A Mitsubishi Triton 2025 chega ao mercado trazendo mudanças…
- CNC Prevê Crescimento Modesto de 0,4% na Black Friday 2024CNC Prevê Crescimento Modesto de 0,4% na Black Friday 2024 A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e…
Anúncios