“Quais alterações Felipão pode implementar no esquema do Atlético?”
O novo treinador possui características notáveis em sua carreira e deve implementar suas ideias desde o início do trabalho.
Enquanto aguarda a chegada de Felipão, o Atlético encerra sua preparação nesta terça-feira (20) para o confronto contra o Fluminense no Campeonato Brasileiro.
É provável que Lucas Gonçalves, interino da equipe, mantenha a base formada por Eduardo Coudet desde o início da temporada.
No entanto, para o restante de 2023, o novo treinador planeja realizar mudanças no esquema tático da equipe assim que assumir o comando das atividades na Cidade do Galo.
Coudet chegou ao clube durante a pré-temporada, no final de 2022, e imediatamente alterou o esquema da equipe. Com sua preferência pelo estilo 4-1-3-2, o treinador retirou um volante, fortaleceu o meio-campo e colocou dois atacantes em campo no início de seu trabalho em Belo Horizonte.
No entanto, esse não será o caso de Felipão, que terá que fazer as mudanças necessárias enquanto o time disputa jogos decisivos.
Setor defensivo: Luiz Felipe Scolari gosta de utilizar dois volantes em cada partida, seguindo a abordagem semelhante ao Atlético multicampeão em 2021 sob o comando de Cuca.
Nesta temporada, Allan – em recuperação no departamento médico -, Battaglia e Otávio disputam as prováveis duas vagas. Como será o setor defensivo alvinegro com Felipão.
“Pode ser adotado o esquema 4-2-3-1. Eu acredito que com Felipão dificilmente veremos uma equipe dele sem dois volantes, ou até mesmo três zagueiros.
É bastante provável. Vimos o Athletico-PR do ano passado jogar dessa forma. Ele terá várias opções à disposição. O Atlético está começando a ter seus jogadores recuperados no departamento médico, o que é uma excelente notícia. Podemos ver a qualidade reaparecendo na equipe”.
Transição para o ataque: Para utilizar dois volantes, Felipão terá que sacrificar um jogador do meio-campo. Zaracho e Hyoran eram os principais titulares da equipe alvinegra com Coudet e agora disputarão uma vaga nessa posição. Daniel Seabra, comentarista de O Tempo Sports, acredita que o meia argentino será o escolhido pelo novo treinador.
“A grande disputa será para formar o meio-campo ofensivo e o ataque. Provavelmente, ele jogará com dois volantes. Então teremos mais um ou dois jogadores no meio, dependendo da configuração do ataque.
Temos Zaracho, Edenilson, Igor Gomes, Hyoran… Vários jogadores para essa posição. Quem ocupará essa vaga? Acreditamos que começará com Zaracho”.
Setor ofensivo: Do meio-campo para frente, o Atlético também pode passar por mudanças sob o comando de Felipão. O treinador tem a opção de usar Hulk como avançado, com Pavón pelo lado direito e Paulinho na esquerda, formando um trio de ataque.
No início do trabalho no Galo, Coudet utilizava apenas dois atacantes, mas nas últimas partidas adotou esse novo esquema com os três jogadores. “Também é possível jogar com Paulinho e Pavón como alas, em um meio-campo com cinco jogadores.
Dois volantes, dois alas e um armador.
Hulk na frente. Primeiramente, proteger a defesa. Assim, o Atlético poderia aproveitar perfeitamente as características de seus jogadores. O Atlético sabe jogar em contra-ataques.
Tem jogadores com essas habilidades. Não acredito que Felipão vá retirar os três atacantes. Ele vai reposicionar esses jogadores”.
Foto: Atlético/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
- Volkswagen Nivus GTS 250 TSI Estreará no Início de 2025 com Design e Tecnologia de DestaqueVolkswagen Nivus GTS 250 TSI Estreará no Início de 2025 com Design e Tecnologia de Destaque A…
- Black Friday 2024: Faturamento do E-commerce Cresce 21,5% em Novembro, Aponta EstudoBlack Friday 2024: Faturamento do E-commerce Cresce 21,5% em Novembro, Aponta Estudo O comércio eletrônico brasileiro iniciou…
- GWM Ora 03 2025: Reposicionamento e Mudança de Origem no BrasilG GWM Ora 03 2025: Reposicionamento e Mudança de Origem no Brasil A Great Wall Motors (GWM)…
- Queda após Balanço Aponta Nova Era para o NubankQueda após Balanço Aponta Nova Era para o Nubank As ações do Nubank, que acumulavam alta de…
Anúncios