Prefeitura Divinópolis alerta aos empreendedores MEI sobre boletos fraudulentos
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), alerta aos microempreendedores individuais (MEI), para que fiquem atentos aos golpes de boletos falsos.
PUBLICIDADE
Os falsários oferecem ofertas de serviços (como divulgação do negócio), possíveis associações de entidades e contribuições mensais falsas. A falta de informação dos empreendedores acaba levando os mesmos a caírem nos golpes. A falsificação é crime de estelionato e o empreendedor pode fazer a denúncia no Ministério Público.
PUBLICIDADE
O MEI é isento dos impostos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e paga apenas a DAS, que tem custo fixo mensal – variando de acordo com o setor de atuação do empreendedor. O único pagamento que o MEI deve fazer é o do DAS, emitido exclusivamente pelo Portal do Empreendedor desde 2016.
PUBLICIDADE
Caso tenha interesse em atendimento presencial, o interessado por procurar pela Sala do Empreendedor que oferece atendimento gratuito e está instalada no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, na avenida Getúlio Vargas, 121 no Centro de Divinópolis.
PUBLICIDADE
Atenção
Se receber algum tipo de cobrança, não efetue o pagamento, uma vez que é indevida. O MEI não é obrigado, por exemplo, a se filiar a nenhuma instituição ou pagar boletos enviados pelos Correios por instituições, associações e/ou sindicatos.
PUBLICIDADE
No caso de boletos fraudulentos, são usados nomes falsos de instituições e entidades oficiais como associações, sindicatos, prestadoras de serviços e até bancos, e a data de vencimento do documento é de curto prazo, onde os MEIs convencidos de que se trata de um tributo fundamental para manter a empresa na legalidade e acabam pagando.
Foto/fonte: site prefeitura de Divinópolis
- Brasil em Alerta: Bolsa despenca e dólar dispara com crise política e ameaça dos EUABrasil em Alerta: Bolsa despenca e dólar dispara com crise…
- Retrocesso Ambiental ou Avanço Econômico? O Brasil na Encruzilhada da SustentabilidadeRetrocesso Ambiental ou Avanço Econômico? O Brasil na Encruzilhada da…
- EUA: a guerra comercial que pode custar caro ao paísEUA: a guerra comercial que pode custar caro ao país…
- Vendas de smartphones desaceleram em 2025: guerra comercial trava mercado e acende sinal de alertaVendas de smartphones desaceleram em 2025: guerra comercial trava mercado…