“Preços de remédios terão aumento de 5,6% autorizado pelo governo”
Nesta sexta-feira (31), o governo federal concedeu autorização para o aumento de 5,6% nos preços de medicamentos, com a medida entrando em vigor imediatamente para os fabricantes.
Esse cálculo é baseado em um modelo de teto de preços que considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outros fatores, como a produtividade.
Segundo a resolução publicada no Diário Oficial da União, as empresas devem seguir os preços estabelecidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), sem ultrapassá-los. Além disso, elas precisam divulgar amplamente esses preços em veículos de grande circulação e manter uma lista atualizada dos valores dos medicamentos para os consumidores.
Aproximadamente 10 mil medicamentos terão seus preços afetados pelo aumento, que ocorre anualmente a partir do dia 31 de março, por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).
Para economizar, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que os consumidores pesquisem preços em sites e lojas físicas em busca de descontos e promoções. Se identificarem preços abusivos, devem denunciar os vendedores.
Foto: internet
- Volkswagen Nivus GTS 250 TSI Estreará no Início de 2025 com Design e Tecnologia de DestaqueVolkswagen Nivus GTS 250 TSI Estreará no Início de 2025 com Design e Tecnologia de Destaque A…
- Black Friday 2024: Faturamento do E-commerce Cresce 21,5% em Novembro, Aponta EstudoBlack Friday 2024: Faturamento do E-commerce Cresce 21,5% em Novembro, Aponta Estudo O comércio eletrônico brasileiro iniciou…
- GWM Ora 03 2025: Reposicionamento e Mudança de Origem no BrasilG GWM Ora 03 2025: Reposicionamento e Mudança de Origem no Brasil A Great Wall Motors (GWM)…
- Queda após Balanço Aponta Nova Era para o NubankQueda após Balanço Aponta Nova Era para o Nubank As ações do Nubank, que acumulavam alta de…