Porsche Continuará Vendendo Cayenne de Combustão Após 2030
A Porsche anunciou que continuará a oferecer o Cayenne com motor de combustão e híbrido depois de 2030, garantindo que o SUV mais popular da marca entre na próxima década com três opções de motorização distintas, incluindo uma versão elétrica prevista para o próximo ano.
A marca confirmou que desenvolverá e “atualizará ainda mais” o atual Cayenne de terceira geração, que recebeu uma ampla atualização recentemente, e que essa versão será vendida junto com a versão elétrica de quarta geração que chegará no próximo ano.
As atualizações focarão em tornar o motor V8 biturbo de 4,0 litros, presente nas versões Cayenne S (468 cv) e GT (650 cv), o mais eficiente possível.
Este motor também será utilizado em uma versão Turbo S E-Hybrid PHEV, cuja data de lançamento ainda não foi confirmada.
“Extensas medidas técnicas garantirão que o motor biturbo esteja pronto para cumprir com os futuros requisitos legislativos”, afirmou a Porsche em um comunicado.
A empresa não confirmou se continuará a atualizar o motor V6 de 3,0 litros da geração atual, disponível tanto na versão a gasolina pura (351 cv) quanto como um híbrido plug-in (464 cv).
No anúncio, o CEO da Porsche, Oliver Blume, afirmou: “O Cayenne sempre definiu o carro esportivo em seu segmento.
No meio da década, a quarta geração definirá padrões no segmento como um SUV elétrico.
Ao mesmo tempo, na próxima década, nossos clientes ainda poderão escolher entre uma ampla gama de modelos híbridos e de combustão potentes e eficientes.”
A decisão foi tomada poucos dias após a Porsche ajustar sua meta de veículos elétricos (EVs), que previa que 80% das vendas totais fossem de EVs até 2030.
A mudança ocorreu devido ao interesse decrescente dos consumidores por carros elétricos, uma tendência também observada por outras marcas como Audi, Mercedes-Benz, Renault e Stellantis.
A aceitação de veículos elétricos tem mostrado sinais de estagnação — as vendas de EVs na Europa aumentaram apenas 2% no primeiro semestre de 2024, em comparação com 28% no ano passado.
PUBLICIDADE
Conjunto de Chaves Soquete 151/53/46/12 peças Kit de Reparo de Hardware para Carro, Barco e Motocicleta Conjunto de Ferramentas de Chave de Catraca
Isso provavelmente influenciou a decisão da Porsche de estender a vida útil das variantes de combustão do Cayenne, temendo uma queda significativa nas vendas se a versão elétrica não tivesse boa aceitação pelos consumidores.
Para referência, das 320.221 vendas globais da Porsche no ano passado, 87.553 foram Cayennes, seguido de perto pelo Macan (87.355).
Dada a popularidade do Macan a combustão, ainda não está claro se a Porsche adotará uma estratégia semelhante para este modelo, que está previsto para ser totalmente elétrico em 2025.
O Macan elétrico foi lançado na semana passada com preço inicial de £ 67.200 e oferece uma autonomia máxima de 398 milhas.
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Novo Corolla 2026: sistema híbrido mais moderno, economia reforçada e opção de até ~400 cv
Novo Corolla 2026: sistema híbrido mais moderno, economia reforçada e opção de até ~400 cv A Toyota está preparando a nova… - Porsche 911 GT3: primeiros clientes começam a receber o superesportivo dos sonhos
Porsche 911 GT3: primeiros clientes começam a receber o superesportivo dos sonhos O aguardado Porsche 911 GT3 já começou a chegar… - Fim de uma lenda: Toyota Supra sairá de linha e ganha versão de despedida
Fim de uma lenda: Toyota Supra sairá de linha e ganha versão de despedida O mundo automotivo se despede de uma… - Mistério do “SUV do HB20” acabou? Novo Hyundai Venue 2026 revela visual e tecnologia de primeiro nível
Mistério do “SUV do HB20” acabou? Novo Hyundai Venue 2026 revela visual e tecnologia de primeiro nível A Hyundai revelou oficialmente… - Porsche Macan GTS EV: o super SUV 100% elétrico que chega ao Brasil com 571 cv e recarga ultrarrápida
Porsche Macan GTS EV: o super SUV 100% elétrico que chega ao Brasil com 571 cv e recarga ultrarrápida A Porsche…







