Do primeiro monstrinho ao único Mestre Pokémon brasileiro, confira fatos e dados relevantes da franquia.
A franquia Pokémon celebra seu 25º aniversário em 2021, repleta de curiosidades ao longo da trajetória no mundo dos games e da cultura pop. Com o sucesso espontâneo, fãs tiveram – e continuam tendo – as mais diferentes formas de curtir a franquia: animes, filmes, colecionáveis, produtos licenciados… Tudo isso abre espaço para uma seleta lista de fatos e dados interessantes que ocorreram e surgiram ao longo da história de Pokemon.
Vale lembrar que a própria inspiração para o desenvolvimento da franquia é curiosa por si só: Satoshi Tajiri, criador de Pokémon, colecionava pequenos insetos quando criança. Daí saiu a ideia de monstros de bolso, que em inglês pode ser traduzido como “Pocket Monsters”.
Quando abreviado, o nome se transforma em Pokémon. No entanto, este foi só o começo de um curioso mundo onde humanos treinam criaturas com poderes únicos. Quando o assunto é Pokémon, curiosidades não faltam.
O primeiro Pokémon
É provável que muitos acreditem que Pikachu foi o primeiro Pokémon desenvolvido por seus criadores. Afinal, o ratinho amarelo é a cara da franquia em praticamente todos os formatos de mídia desde os anos 90.
De parceiro de Ash Ketchum nos desenhos ao protagonismo no filme Detetive Pikachu, de 2019, o Pokémon elétrico certamente encabeça a lista dos queridinhos dos fãs ao redor do mundo. No entanto, um Pokémon menos carismático inaugurou a franquia. Segundo Ken Sugimori, um dos designers originais da primeira geração dos games Pokémon, o primeiro ser desenvolvido para a franquia foi Rhydon, um monstro bípede que mistura características de rinocerontes e dinossauros.
Mesmo com o título de primeiro Pokémon criado, Rhydon aparece somente na 112ª posição da Pokédex, dispositivo conhecido na franquia por catalogar os monstrinhos. Já Pikachu aparece na 25ª posição.
Fontes: GLOBO