Pesquisa revela que 71% das empresas sofrem impacto dos juros
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 71% das empresas apontam os juros altos como o principal obstáculo no acesso ao crédito em curto ou médio prazo.
Desde agosto de 2022, a taxa Selic está em 13,75%, o que tem gerado um embate significativo entre a equipe econômica do governo e o Banco Central (BC).
Além disso, 25% das empresas indicam que as exigências de garantias reais por parte dos bancos são o maior empecilho para obter financiamentos.
Outros 16% criticam a falta de linhas de crédito adequadas às necessidades de suas empresas. O levantamento foi realizado entre os dias 1 e 9 de março, ouvindo 2.022 empresários sobre as condições de crédito no período de setembro de 2022 a fevereiro de 2023.
De acordo com a “Sondagem Especial Condições de Acesso ao Crédito” da CNI, 47% das empresas optaram por não renovar seus financiamentos de curto ou médio prazo, enquanto 28% contrataram uma nova linha de crédito. Apenas 6% não conseguiram obter um novo financiamento.
Dentre as empresas que buscaram crédito, 60% utilizaram os recursos para pagamento de fornecedores, despesas e aquisição de matéria-prima. Outros 21% tinham como objetivo a inovação ou o desenvolvimento de novos produtos.
A pesquisa também revela que o capital de giro é a principal finalidade das operações de curto a médio prazo (60%).
Nas operações de longo prazo, há um empate entre investimentos em máquinas ou equipamentos, ambos mencionados por 28% dos entrevistados.
Para 30% dos empresários entrevistados, a solução para a dificuldade de acesso ao crédito é a redução dos custos tributários e administrativos, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), por exemplo.
Outras medidas sugeridas para facilitar o acesso ao crédito pelas empresas incluem a ampliação das linhas de crédito públicas e a simplificação das exigências feitas pelos bancos.
Foto: internet
Anúncios
LEIA TAMBÉM:
- Funcionários do Will Bank vivem incerteza após liquidação e aguardam salários e rescisões
Funcionários do Will Bank vivem incerteza após liquidação e aguardam salários e rescisões Uma semana após a liquidação… - O retorno do Citroën Picasso está nos planos da marca: minivans podem voltar em 2026
O retorno do Citroën Picasso está nos planos da marca: minivans podem voltar em 2026 Um nome que… - Honda City Sedan fica quase R$ 2 mil mais caro em 2026: veja novos preços e a versão que escapou do aumento
Honda City Sedan fica quase R$ 2 mil mais caro em 2026: veja novos preços e a versão… - 73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no Carnaval, aponta Abrasel
73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no Carnaval, aponta Abrasel O Carnaval de 2026 chega com…


