Mitsubishi Fechará Fábrica de Motores em Catalão (GO)
A HPE Automotores, responsável pela produção de veículos Mitsubishi no Brasil, confirmou que a fábrica de motores localizada em Catalão (GO) encerrará suas atividades no dia 31 de dezembro de 2024.
O motivo é a inadequação do motor 2.4 Diesel atual às novas exigências do Programa Proconve L8, que estabelece padrões mais rigorosos de emissões de poluentes.
Impacto na Produção e Modelos Descontinuados
Com o fechamento da unidade fabril, a produção das versões atuais da Mitsubishi L200 será descontinuada na mesma data.
O novo motor 2.4 Diesel, que equipará a recém-lançada Mitsubishi Triton 2025, será importado.
Durante os primeiros meses de 2025, a empresa continuará vendendo as unidades da L200 fabricadas até o final deste ano, mas não haverá novos modelos com motores fabricados no Brasil.
Realocação dos Trabalhadores
Em nota oficial, a HPE Automotores afirmou que nenhum funcionário será demitido com o fechamento da fábrica.
Todos os colaboradores do setor de motores serão realocados para outras áreas da empresa.
A decisão foi negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), que anteriormente acreditava em uma paralisação temporária da unidade, mas agora confirma o encerramento definitivo das operações.
Cenário do Mercado Brasileiro
A nacionalização de veículos no Brasil enfrenta desafios crescentes devido às mudanças regulatórias e custos de produção.
Apesar disso, a HPE Automotores segue comprometida com a produção da nova Triton 2025 em Catalão, demonstrando esforços para atender ao mercado com modelos atualizados e alinhados às normas ambientais.
Essa decisão marca um importante capítulo na trajetória da Mitsubishi no Brasil, que busca se adaptar às novas exigências sem comprometer seu quadro de funcionários.
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Novo Uno em 2026? O que o conceito Dolce Camper da Fiat revela sobre o futuro da marca
Novo Uno em 2026? O que o conceito Dolce Camper da Fiat revela sobre o futuro da marca A Fiat surpreendeu no Salão do… - A revolução dos motores: por que os novos propulsores turbo de baixa cilindrada dominam o mercado
A revolução dos motores: por que os novos propulsores turbo de baixa cilindrada dominam o mercado Durante décadas, a velha máxima automotiva era simples:… - Opala SS Restomod da GM: Quando a modernização mexe com a alma de um clássico
Opala SS Restomod da GM: Quando a modernização mexe com a alma de um clássico Para quem vive e respira antigomobilismo, o Opala não… - Alerta para motoristas de motinhas elétricas: CNH, placa e IPVA serão exigidos em breve
Alerta para motoristas de motinhas elétricas: CNH, placa e IPVA serão exigidos em breve A partir de 1º de janeiro de 2026, os ciclomotores… - Carros dos anos 1980 que ainda vale a pena comprar: clássicos que viraram investimento
Carros dos anos 1980 que ainda vale a pena comprar: clássicos que viraram investimento Os anos 1980 deixaram muito mais do que música boa,…






