Lucro da Petrobras Sofre Queda de 38% no 1° Trimestre, Abaixo das Expectativas
A Petrobras divulgou que seu lucro líquido recuou 37,9% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 23,7 bilhões de reais, um resultado abaixo das expectativas do mercado.
Esse declínio foi atribuído principalmente à redução dos volumes de vendas, bem como à queda no preço do petróleo e na margem de diesel.
O resultado financeiro negativo de 9,6 bilhões de reais durante o período foi impactado principalmente pela perda com variação cambial do real frente ao dólar, que se desvalorizou 3,2% em relação ao fechamento de 2023.
Excluindo itens não-recorrentes, o lucro líquido seria de 23,9 bilhões de reais, abaixo da expectativa média dos analistas, que era de 30,2 bilhões de reais.
A Petrobras aprovou um pagamento de 13,45 bilhões de reais em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) intercalares aos acionistas, equivalente a 2,61 bilhões de dólares, abaixo da previsão do Citigroup, que era de cerca de 3 bilhões de dólares.
O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado totalizou 60,04 bilhões de reais no primeiro trimestre, uma queda de 17,2% em relação ao mesmo período de 2023.
A receita de vendas da petroleira somou 117,72 bilhões de reais, representando uma redução de 15,4% em comparação ao ano anterior.
A empresa atribuiu a redução da receita com derivados no mercado interno à queda nos preços, à sazonalidade do consumo e ao aumento do teor de biodiesel na mistura do diesel, entre outros fatores.
Além disso, registrou menor receita com a venda de petróleo no mercado interno e com exportações.
Apesar desses desafios, a produção de petróleo no Brasil aumentou 4,4% entre janeiro e março em comparação com o mesmo período do ano passado, impulsionada pelo avanço operacional de quatro plataformas que entraram em operação ao longo de 2023.
A Petrobras produziu uma média de 2,236 milhões de barris de petróleo por dia no país durante o primeiro trimestre.
A dívida bruta da empresa ao final do primeiro trimestre foi de cerca de 61,8 bilhões de dólares, uma queda de 1,2% em comparação com o fechamento de 2023, permanecendo dentro do intervalo de referência estabelecido entre 50 bilhões e 65 bilhões de dólares.
FOTO: INTERNET
VEJA TAMBÉM:
- SUV elétrico Xiaomi YU7 começa a ser entregue — mas fila de espera chega a 62 semanasSUV elétrico Xiaomi YU7 começa a ser entregue — mas fila de espera chega a 62 semanas A Xiaomi, que já domina…
- Preços ao produtor caem, Bolsa quebra recorde — mas o brasileiro ainda paga caroPreços ao produtor caem, Bolsa quebra recorde — mas o brasileiro ainda paga caro No dia 4 de julho de 2025, o…
- Adeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismoAdeus, Ford, GM e Stellantis? Entenda o risco real por trás do alarmismo Nos últimos dias, manchetes chamativas sobre a possível “falência”…
- Bolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decolaBolsa voa, custos caem — mas a economia real ainda não decola No dia 4 de julho de 2025, o Brasil registrou…