Impostos de importação

Impostos de Importação e o Desânimo dos Consumidores

Impostos de Importação e o Desânimo dos Consumidores

Um estudo conduzido pela consultoria Plano CDE revela que a imposição de impostos sobre compras internacionais superiores a US$ 50 está desencorajando os consumidores.

Cerca de 66% dos entrevistados abandonaram suas compras importadas ao se depararem com o cálculo dos tributos, segundo a pesquisa encomendada pelo Grupo Alibaba, detentor de plataformas como o AliExpress.

O programa Remessa Conforme, uma iniciativa da Receita Federal, isenta de tributos de importação compras de até US$ 50, apenas incidindo o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), estabelecido em 17% em todo o país.

No entanto, para compras acima desse valor, é aplicado um imposto de importação de 60%, além do ICMS.

Os consumidores demonstraram uma clara preferência por evitar as compras que ultrapassam esse limite de isenção.

A pesquisa também revelou que 75% dos entrevistados são contrários ao aumento das taxas em plataformas internacionais.

De acordo com 87% dos participantes, a estratégia mais eficaz para equilibrar o mercado nacional e internacional seria reduzir as taxas dos produtos nacionais, em vez de aumentar os impostos sobre os importados.

O principal motivo apontado para o uso de plataformas internacionais é o preço mais atrativo dos produtos.

Recentemente, o debate sobre a taxação de compras internacionais foi retomado pelo governo federal, com representantes do mercado nacional pressionando por mudanças na isenção.

Enquanto isso, um relatório do Ministério da Fazenda recomendou a manutenção da cota atual, a fim de avaliar melhor o impacto do programa Remessa Conforme.

O estudo, encomendado pela empresa controladora do AliExpress, constatou que, três meses antes da pesquisa, 94% dos entrevistados haviam realizado compras pela internet, sendo que 44% delas foram feitas em lojas estrangeiras.

O Remessa Conforme, embora uma medida para agilizar entregas e combater a sonegação fiscal, é disponibilizado apenas em plataformas internacionais voluntárias, como o AliExpress, Shopee, Shein e Mercado Livre.

Foto: internet

PUBLICIDADE  (DIVINÓPOLIS)cc

LEIA TAMBÉM: 

OFERTA DO DIA – MERCADO LIVREOFERTA DIA CALCULADORA  

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =