Governo suspende atividades de empresas por telemarketing abusivo
Iniciativa teve o apoio dos Procons de todo o país de forma a combater as ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços
As reclamações de clientes sobre os serviços de telemarketing são recorrentes e muitos são os relatos de inconveniência.
Tantas reclamações levaram a uma ação Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que acabou por suspendes de forma permanente das atividades de 180 empresas por suspeitas da prática de telemarketing abusivo.
A iniciativa teve o apoio dos Procons de todo o país de forma a combater as ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços.
De acordo com a Senacon, a maior parte das empresas se utiliza de dados sobre pessoas obtidos de forma ilegal. A suspensão das atividades passou a valer no último dia 18 para empresas de telemarketing de atuação nacional, estadual e municipal.
De acordo com a Senacon , as empresas campeãs em número de reclamações sobre telemarketing abusivo na plataforma do Governo (consumidor.gov.br), empresas de telecomunicações e instituições financeiras também deverão suspender atividades de telemarketing.
A medida foi tomada após o registro de reclamações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br, que em três anos acumulou mais de 14 mil reclamações.
Essa ação não afetou os serviços de telemarketing passivo, modalidade em que o cliente liga para a empresa, ou serviços de cobranças, pedidos de doações e as ligações expressamente autorizadas pelos consumidores.
A Senacon informou que há indícios de que as empresas que fazem abordagens não autorizadas tenham praticado o crime de comércio ilegal de dados pessoais.
- Fim da espera: bateria britânica carrega 80% em menos de 5 minutos e promete vida útil de 1 milhão de km
Fim da espera: bateria britânica carrega 80% em menos de 5 minutos e promete vida útil de 1… - IPVA 2026: nova lei amplia isenção para veículos com 15 anos ou mais
IPVA 2026: nova lei amplia isenção para veículos com 15 anos ou mais A partir de 2026, uma… - Uber abre novo escritório em São Paulo e instala maior centro tecnológico da América Latina
Uber abre novo escritório em São Paulo e instala maior centro tecnológico da América Latina A Uber anunciou… - Mercado de Usados 2025: Volkswagen Gol segue imbatível e Fiat domina o Top 10
Mercado de Usados 2025: Volkswagen Gol segue imbatível e Fiat domina o Top 10 O mercado de carros…







