Governo suspende atividades de empresas por telemarketing abusivo
Iniciativa teve o apoio dos Procons de todo o país de forma a combater as ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços
As reclamações de clientes sobre os serviços de telemarketing são recorrentes e muitos são os relatos de inconveniência.
Tantas reclamações levaram a uma ação Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que acabou por suspendes de forma permanente das atividades de 180 empresas por suspeitas da prática de telemarketing abusivo.
A iniciativa teve o apoio dos Procons de todo o país de forma a combater as ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços.
De acordo com a Senacon, a maior parte das empresas se utiliza de dados sobre pessoas obtidos de forma ilegal. A suspensão das atividades passou a valer no último dia 18 para empresas de telemarketing de atuação nacional, estadual e municipal.
De acordo com a Senacon , as empresas campeãs em número de reclamações sobre telemarketing abusivo na plataforma do Governo (consumidor.gov.br), empresas de telecomunicações e instituições financeiras também deverão suspender atividades de telemarketing.
A medida foi tomada após o registro de reclamações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br, que em três anos acumulou mais de 14 mil reclamações.
Essa ação não afetou os serviços de telemarketing passivo, modalidade em que o cliente liga para a empresa, ou serviços de cobranças, pedidos de doações e as ligações expressamente autorizadas pelos consumidores.
A Senacon informou que há indícios de que as empresas que fazem abordagens não autorizadas tenham praticado o crime de comércio ilegal de dados pessoais.
- Google não terá de vender Chrome, mas vai enviar dados a concorrentesGoogle não terá de vender Chrome, mas vai enviar dados a concorrentes Decisão nos EUA evita desmembramento, mas…
- Crise na Europa: Tesla despenca 40% enquanto BYD dispara 200%Crise na Europa: Tesla despenca 40% enquanto BYD dispara 200% A indústria automotiva global vive uma reviravolta. Os…
- Fim de uma era: “Taxa da blusinha” afeta americanos e comércio globalFim de uma era: “Taxa da blusinha” afeta americanos e comércio global A partir desta sexta-feira (29), os…
- Hyundai Kona: o SUV que antecipa o futuro do HB20 e do próximo SUV popular da marcaHyundai Kona: o SUV que antecipa o futuro do HB20 e do próximo SUV popular da marca A…