Com frio se aproximando a receita de caldo verde para está estação é uma boa opção calórica que tem o preparo rápido e super simples de se fazer.
Devido à sua simplicidade e leveza, come-se no início de uma refeição principal ou numa ceia tardia. Para uma degustação genuína, o caldo verde serve-se sempre em tigelas ou malgas de barro, acompanhadas de broa de milho, de centeio ou broa de Avintes e junta-se, no caldo, várias rodelas de salpicão ou de chouriço de colorau, mas, de preferência, salpicão, que o tornam ainda mais delicioso. Segundo a receita original, deve ser sempre acompanhado por bom vinho verde tinto, também servido em malgas, que é um tipo de vinho altamente compatível com esta especialidade gastronómica.
Ingredientes
- 4 batatas médias.
- 1 tablete de caldo de galinha.
- 1 colher (sopa) de óleo.
- 1 colher (sopa) rasa de sal ou a gosto.
- 5 xícaras (chá) de água.
- 1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras.
- 1 lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas.
Modo de preparo
- Na panela de pressão, coloque a batata, o caldo de galinha, o óleo, a água e sal.
- Cozinhe por cerca de 10 minutos (começar a contar o tempo depois que a panela começar a chiar) até a batata desmanchar.
- Em seguida, bata em um liquidificador.
- Acrescente as rodelas de calabresa e ferva.
- Desligue o fogo e adicione a couve-manteiga.
- Na hora de servir, coloque um fio de azeite ou croutons.
Dica para um bom proveito:
para incrementar e deixar o seu caldo verde mais gostoso, você pode adicionar temperos como louro e noz-moscada. Fica uma delícia!
O caldo verde fica perfeito se preparado naquelas épocas em que o frio aparece. As temperaturas diminuem e nada mais gostoso do que comer uma receita quentinha.