Disputa entre Fabricantes de Fibra Óptica Pode Impactar o Preço da Internet no Brasil
Uma disputa internacional envolvendo fabricantes de fibra óptica pode resultar em aumento nos custos da internet no Brasil.
Recentemente, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) aprovou um aumento temporário na alíquota de importação de fibras e cabos por um período de seis meses.
Essa decisão surge após uma análise de um pedido de investigação de suposta prática de dumping por exportadores chineses.
O dumping é uma prática desleal que consiste em vender produtos abaixo do custo de produção, com o objetivo de ganhar mercado e enfraquecer a concorrência.
A solicitação para investigar essa prática foi feita por grandes multinacionais com operações no Brasil: a italiana Prysmian, a japonesa Furukawa e a mexicana Cablena.
Eduardo Tude, consultor e fundador da Teleco, alerta que o aumento nos preços da internet é uma possibilidade, mas que os efeitos não devem ser imediatos.
Os revendedores devem ter algum nível de estoque.
Então, nada deve mudar por enquanto.
Na hora em que forem comprar de novo, importar, aí vamos saber qual será o impacto do custo maior, afirmou Tude.
Ele também destacou a forte presença da China no setor de telecomunicações, conhecida por sua capacidade de produção em larga escala e custos mais baixos.
Tude questiona a abordagem do governo, argumentando que, ao invés de elevar os custos de importação, seria mais eficaz estimular a competitividade da produção local, garantindo um mercado mais equilibrado e evitando impactos diretos para os consumidores.
O desenrolar dessa disputa e as medidas adotadas podem definir o futuro dos preços da internet no Brasil, afetando consumidores e empresas que dependem de conectividade estável e acessível.
FOTO: INTERNET
LEIA TAMBÉM:
- Funcionários do Will Bank vivem incerteza após liquidação e aguardam salários e rescisões
Funcionários do Will Bank vivem incerteza após liquidação e aguardam salários e rescisões Uma semana após a liquidação do Will Bank, o… - O retorno do Citroën Picasso está nos planos da marca: minivans podem voltar em 2026
O retorno do Citroën Picasso está nos planos da marca: minivans podem voltar em 2026 Um nome que marcou época no mercado… - Honda City Sedan fica quase R$ 2 mil mais caro em 2026: veja novos preços e a versão que escapou do aumento
Honda City Sedan fica quase R$ 2 mil mais caro em 2026: veja novos preços e a versão que escapou do aumento… - 73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no Carnaval, aponta Abrasel
73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no Carnaval, aponta Abrasel O Carnaval de 2026 chega com clima de otimismo para… - Alerta de segurança: Ford convoca 116 mil veículos por risco de incêndio
Alerta de segurança: Ford convoca 116 mil veículos por risco de incêndio A Ford, em conjunto com a marca de luxo Lincoln,…




