DIVULGACAO 37 7

“Desempenho Econômico Brasileiro em Agosto Surpreende com Queda Além das Expectativas, Revela Relatório do Banco Central”

“Desempenho Econômico Brasileiro em Agosto Surpreende com Queda Além das Expectativas, Revela Relatório do Banco Central”

O Brasil registrou uma queda maior do que a esperada na atividade econômica em agosto, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (15).

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), recuou 0,68% em agosto na comparação com julho, após ajuste sazonal.

O resultado ficou abaixo da mediana das projeções dos analistas consultados pela Reuters, que apontava uma queda de 0,55%.

Em relação a agosto de 2022, o IBC-Br teve alta de 5,86%, mas também abaixo da expectativa de 6,10%. No acumulado do ano até agosto, o indicador registrou avanço de 5,44%, enquanto nos últimos 12 meses a expansão foi de 3,26%.

A queda da atividade econômica em agosto reflete os efeitos da crise hídrica, da inflação elevada, da variante Delta da covid-19 e das incertezas políticas sobre a recuperação da economia brasileira.

Além disso, o mês de agosto foi marcado por uma menor geração de empregos formais e por uma queda na confiança dos consumidores e dos empresários.

Os dados do IBC-Br reforçam a expectativa de que o PIB do terceiro trimestre deve mostrar uma contração em relação ao segundo trimestre, interrompendo a sequência de cinco trimestres consecutivos de crescimento. S

egundo o boletim Focus, divulgado pelo BC na segunda-feira (11), a projeção para o PIB deste ano caiu pela sétima semana seguida, de 5,27% para 5,22%. Para 2023, a estimativa também recuou, de 1,76% para 1,72%.

O IBC-Br é um indicador que busca antecipar o comportamento do PIB com base em dados sobre o nível de atividade dos setores da economia.

Porém, o cálculo do IBC-Br é diferente do usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir o PIB.

Por isso, o indicador do BC nem sempre mostra o mesmo resultado que o PIB oficial.

O IBGE deve divulgar os dados do PIB do terceiro trimestre no dia 30 de novembro.

Foto: internet

 

PUBLICIDADEDIVINOPOLIS AUTOMATICO

VEJA TAMBÉM: 

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 10 =