Citroën Basalt

Citroën Basalt é Lançado na Argentina com Motor Proibido no Brasil

Citroën Basalt é Lançado na Argentina com Motor Proibido no Brasil

O Citroën Basalt, que chegou ao mercado brasileiro em outubro, agora está disponível nas concessionárias argentinas.

Apesar de similar em design e configurações, há uma diferença marcante entre os modelos vendidos nos dois países: a motorização.

Enquanto no Brasil o motor 1.6 aspirado EC5 foi aposentado devido às normas ambientais mais rígidas do Proconve L8, na Argentina ele ainda equipa versões de entrada do Basalt.

O Motor EC5 e Sua História

Lançado em 1998, o motor EC5 acumulou 25 anos de produção, impulsionando modelos icônicos da PSA, como o Citroën C3, C4 e o Peugeot 208.

Com 118 cv de potência e 16 kgfm de torque, o propulsor é reconhecido por sua robustez e bom desempenho.

No entanto, seu consumo de combustível elevado e tecnologia defasada tornaram o motor incompatível com as normas brasileiras de emissões.

PUBLICIDADEautomaticao 400

No Brasil, o EC5 saiu de linha junto com o Citroën C4 Cactus.

Agora, o motor é produzido no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) exclusivamente para exportação, incluindo para o Citroën Basalt vendido na Argentina.

As Diferenças na Motorização

Na Argentina, o motor 1.6 aspirado equipa as versões de entrada do Basalt, associado ao câmbio manual. Já no Brasil, a Stellantis optou pelo motor 1.0 Firefly para as versões de entrada, o mesmo utilizado em modelos como Fiat Argo e Peugeot 208.

As versões intermediárias e topo de linha do Basalt, tanto no Brasil quanto na Argentina, são equipadas com o motor T200 1.0 turbo de até 130 cv (com etanol), acoplado ao câmbio CVT com seis marchas simuladas.

Configurações e Preços

PUBLICIDADECASA CELULAR ATUAL

Apesar da diferença no motor, o Citroën Basalt argentino oferece os mesmos itens de série das versões brasileiras, incluindo:

  • Direção elétrica com regulagem de altura da coluna;
  • Ar-condicionado;
  • Multimídia com tela de 10″ (compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios);
  • Painel de instrumentos digital de 7″;

PUBLICIDADElemos A

  • Rodas de 16″ com pneus 205/60;
  • Luzes diurnas em LED e câmera de ré;
  • Vidros e retrovisores elétricos;
  • Chave canivete.

Na Argentina, o Basalt tem preço inicial de $22.820.000 pesos argentinos (aproximadamente R$ 133.000 na conversão direta). No Brasil, o modelo de entrada custa R$ 89.990.

Perspectivas

PUBLICIDADEPROMO PRIME 2

Com o lançamento do Basalt, a Citroën reforça sua estratégia de oferecer modelos acessíveis e versáteis em mercados distintos, ajustando as especificações às demandas e regulamentações locais.

Enquanto o motor EC5 se despede do Brasil, ele ainda mantém sua relevância em outros países, garantindo a competitividade da marca no segmento de compactos.

PUBLICIDADEcurso novo

LEIA TAMBÉM:

PUBLICIDADEalexa 1 1

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + um =