Citroën Basalt é Lançado na Argentina com Motor Proibido no Brasil
O Citroën Basalt, que chegou ao mercado brasileiro em outubro, agora está disponível nas concessionárias argentinas.
Apesar de similar em design e configurações, há uma diferença marcante entre os modelos vendidos nos dois países: a motorização.
Enquanto no Brasil o motor 1.6 aspirado EC5 foi aposentado devido às normas ambientais mais rígidas do Proconve L8, na Argentina ele ainda equipa versões de entrada do Basalt.
O Motor EC5 e Sua História
Lançado em 1998, o motor EC5 acumulou 25 anos de produção, impulsionando modelos icônicos da PSA, como o Citroën C3, C4 e o Peugeot 208.
Com 118 cv de potência e 16 kgfm de torque, o propulsor é reconhecido por sua robustez e bom desempenho.
No entanto, seu consumo de combustível elevado e tecnologia defasada tornaram o motor incompatível com as normas brasileiras de emissões.
No Brasil, o EC5 saiu de linha junto com o Citroën C4 Cactus.
Agora, o motor é produzido no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) exclusivamente para exportação, incluindo para o Citroën Basalt vendido na Argentina.
As Diferenças na Motorização
Na Argentina, o motor 1.6 aspirado equipa as versões de entrada do Basalt, associado ao câmbio manual. Já no Brasil, a Stellantis optou pelo motor 1.0 Firefly para as versões de entrada, o mesmo utilizado em modelos como Fiat Argo e Peugeot 208.
As versões intermediárias e topo de linha do Basalt, tanto no Brasil quanto na Argentina, são equipadas com o motor T200 1.0 turbo de até 130 cv (com etanol), acoplado ao câmbio CVT com seis marchas simuladas.
Configurações e Preços
Apesar da diferença no motor, o Citroën Basalt argentino oferece os mesmos itens de série das versões brasileiras, incluindo:
- Direção elétrica com regulagem de altura da coluna;
- Ar-condicionado;
- Multimídia com tela de 10″ (compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios);
- Painel de instrumentos digital de 7″;
- Rodas de 16″ com pneus 205/60;
- Luzes diurnas em LED e câmera de ré;
- Vidros e retrovisores elétricos;
- Chave canivete.
Na Argentina, o Basalt tem preço inicial de $22.820.000 pesos argentinos (aproximadamente R$ 133.000 na conversão direta). No Brasil, o modelo de entrada custa R$ 89.990.
Perspectivas
Com o lançamento do Basalt, a Citroën reforça sua estratégia de oferecer modelos acessíveis e versáteis em mercados distintos, ajustando as especificações às demandas e regulamentações locais.
Enquanto o motor EC5 se despede do Brasil, ele ainda mantém sua relevância em outros países, garantindo a competitividade da marca no segmento de compactos.
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