DIVULGACAO 37 32

Brasil alcança o TOP 10 mundial de produção de energia solar pela primeira vez”

Brasil alcança o TOP 10 mundial de produção de energia solar pela primeira vez

O Brasil entra para a história da energia solar ao alcançar a 8ª posição no ranking mundial de geração de energia solar fotovoltaica, de acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). O país subiu seis posições em relação ao ano anterior, superando 24 GW de capacidade instalada.

O ranking leva em consideração tanto grandes usinas quanto sistemas menores, em operação tanto na geração centralizada quanto na distribuída. Atualmente, em março de 2023, o mercado brasileiro já ultrapassa 26 GW, sendo 18 GW de geração distribuída e 8 GW de geração centralizada.

O Brasil foi o país que mais subiu posições no ranking de 2022, deixando para trás Espanha, Grã-Bretanha, Holanda, França, Vietnã e Coreia do Sul. As cinco primeiras posições permanecem ocupadas pela China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Índia, com a Austrália tomando a sexta posição da Itália. Holanda e Coreia do Sul completam o TOP 10.

A IRENA destaca que a capacidade global de geração de energia renovável apresentou um avanço recorde de 9,6% em 2022, acrescentando 295 GW. Cerca de 83% da potência instalada para geração de energia elétrica no mundo correspondeu a fontes renováveis.

Quase metade desse aumento ocorreu na Ásia, com a maior contribuição vindo da China. As fontes solar e eólica foram responsáveis por 90% do aumento de capacidade de geração renovável global em 2022. A geração solar fotovoltaica somou 191 GW de potência acrescentada no ano passado.

O diretor-geral da IRENA, Francesco La Camera, enfatiza que o forte crescimento das renováveis ocorreu em um cenário de crise energética, o que confirma a tendência de queda da geração fóssil. No entanto, é necessário triplicar as adições anuais de capacidade renovável até 2030, se quisermos manter possível a meta de limitar o aquecimento global em 1,5°C.

Foto: internet

 

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

one × 4 =