Banco Central Confirma Vazamento de Dados de 46 Mil Chaves Pix
Nesta segunda-feira (18), o Banco Central (BC) confirmou o vazamento de dados de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia).
Esse incidente marca o sexto vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.
Segundo o BC, o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento, expondo informações cadastrais dos clientes.
No entanto, o BC ressaltou que os dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidos.
Apesar de o impacto potencial para os clientes ser considerado baixo, o Banco Central optou por divulgar o incidente em nome da transparência.
Todas as pessoas afetadas serão notificadas por meio do aplicativo ou internet banking da instituição, sendo esses os únicos meios de aviso recomendados pelo BC.
Alertou-se os clientes a desconsiderarem comunicações por chamadas telefônicas, SMS, aplicativos de mensagens e e-mails.
É importante ressaltar que a exposição de dados não implica necessariamente o vazamento de todas as informações, mas sim sua visibilidade para terceiros durante um período, podendo ter sido capturadas.
O BC anunciou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, incluindo multas, suspensões ou até exclusão do sistema Pix, conforme a gravidade do incidente.
Desde a criação do sistema Pix, em novembro de 2020, este é o sexto incidente de vazamento de dados registrado.
Todas as ocorrências anteriores envolveram vazamentos de informações cadastrais, sem exposição de senhas ou saldos bancários.
Por exigência da Lei Geral de Proteção de Dados, o BC mantém uma página para que os cidadãos possam acompanhar incidentes relacionados às chaves Pix ou outros dados pessoais em sua posse.
Foto: ineternet
LEIA TAMBÉM:
- Funcionários do Will Bank vivem incerteza após liquidação e aguardam salários e rescisões
Funcionários do Will Bank vivem incerteza após liquidação e aguardam salários e rescisões Uma… - O retorno do Citroën Picasso está nos planos da marca: minivans podem voltar em 2026
O retorno do Citroën Picasso está nos planos da marca: minivans podem voltar em… - Honda City Sedan fica quase R$ 2 mil mais caro em 2026: veja novos preços e a versão que escapou do aumento
Honda City Sedan fica quase R$ 2 mil mais caro em 2026: veja novos… - 73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no Carnaval, aponta Abrasel
73% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no Carnaval, aponta Abrasel O Carnaval…


