DIVULGACAO 37 10

“A Anatel dá o sinal verde para o fim da transmissão clandestina: TV Boxes agora são bloqueados!”

“A Anatel dá o sinal verde para o fim da transmissão clandestina: TV Boxes agora são bloqueados!”

“A nova ação da Anatel vai acabar com a transmissão ilegal: dispositivos não homologados terão seus conteúdos bloqueados ou redirecionados!”

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na quinta-feira (9) a aprovação de um plano de ação destinado a melhorar as atividades de fiscalização relacionadas ao uso e à comercialização de dispositivos não homologados, conhecidos popularmente como “gatonet”.

O plano prevê a realização de procedimentos de bloqueio ou redirecionamento de conteúdo e chaves de criptografia do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) em tais aparelhos.

O objetivo do plano é melhorar a atuação da Anatel através de medidas administrativas, para acompanhar a agilidade dos fornecedores dos produtos clandestinos. Dessa forma, a expectativa é impedir ou prejudicar significativamente o funcionamento desses aparelhos e desencorajar seu uso.

Com esse plano, espera-se atingir os seguintes objetivos:

  1. Reduzir os riscos às redes de telecomunicações causados por dispositivos TV Box não homologados.
  2. Aumentar a segurança física e de dados dos usuários.
  3. Reduzir a atividade clandestina de fornecimento de SeAC por entidades ou pessoas físicas não autorizadas.
  4. Melhorar o equilíbrio competitivo no mercado audiovisual, reduzindo as ofertas irregulares de conteúdo do SeAC.

Os motivadores principais para o desenvolvimento do plano são os riscos para os usuários e para as redes de telecomunicações. A Anatel realizou estudos de engenharia reversa entre maio de 2021 e dezembro de 2022 e constatou a presença de um malware que permite aos criminosos controlarem o TV Box e capturarem dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos armazenados em dispositivos na mesma rede.

Além disso, o malware permite a operação remota de aplicativos e a realização de ataques DDoS, colocando em risco instituições públicas e privadas que usam redes de telecomunicações.

A Anatel destaca que os usuários de aparelhos irregulares têm a opção de assinar canais de televisão fechados legalmente através da internet. Desde a decisão de 2020, a disponibilidade de ofertas legítimas e acessíveis aumentou.

Desde 2018, a Anatel já apreendeu 1,4 milhão de dispositivos IPTV pirateados.

Fonte:gauchazh

Foto: internet

 

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nineteen + seventeen =